Seguir o O MINHO

Guimarães

“Casa torcida” em Guimarães é finalista em prémio mundial de arquitetura

Combinação de madeira e betão

em

Foto: Ivo Tavares

A Casa A, do atelier de arquitetura REM’A, com sede em Guimarães, está nomeada para a categoria de “Melhor Produto Aplicado” nos prémios “Building Of The Year 2020”, organizado pelo prestigiado portal de arquitetura ArchDaily.

O projeto, também conhecido como “casa torcida”, foi desenvolvido pelos arquitetos Romeu Ribeiro e José Pedro Marques, do atelier REM’A, e localiza-se num loteamento dentro da cidade de Guimarães (que não iremos revelar por questões de privacidade).

“O betão e a madeira fundem-se numa escala de cinzas, numa constante mutação cromática”, escreveu, a propósito da obra, o Diário Imobiliário.

Casa A em Guimarães do atelier de arquitetura REM’A. Foto: Ivo Tavares Studio

A engenharia ficou a cargo da Fortunato & Paulo e a construção é obra das Construções Bairro do Sol, ambas de Fafe. A obra foi concluída em 2019 ocupando uma área total de 450 metros quadrados.

A Casa A foi escolhida entre mais de quatro mil projetos a concurso, integrando os cinco finalistas da categoria de produto aplicado.

Casa A em Guimarães do atelier de arquitetura REM’A. Foto: Ivo Tavares Studio

Casa A em Guimarães do atelier de arquitetura REM’A. Foto: Ivo Tavares Studio

Casa A em Guimarães do atelier de arquitetura REM’A. Foto: Ivo Tavares Studio

Está a ser levada a cabo uma votação no site da ArchDaily que termina a 17 de fevereiro.

Para além da obra vimaranense, existem outros três trabalhos portugueses por entre os nomeados.

O Centro de Interpretação do Românico, do atelier Spaceworkers, concorre na categoria “Arquitetura Cultural”. Já o atelier Aires Mateus tem dois projetos finalistas, a Casa Monsaraz na categoria “Casas” e o projeto Atelier Cecílio de Sousa, na categoria “Arquitetura de Interiores”.

Anúncio

Guimarães

Cristiano, Jorge Mendes e Nuno Espírito Santo doam central de monitorização a Guimarães

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

Uma contribuição quadripartida vai possibilitar a implementação de uma central de monitorização de Cuidados Intensivos no Hospital de Guimarães, foi hoje anunciado.

A oferta resulta de doações levadas a cabo pelo Vitória SC, pelo treinador Nuno Espírito Santo com apoio do empresário vianense Jorge Mendes e do craque Cristiano Ronaldo.

A informação está a ser avançada pelos meios de comunicação vimaranenses, Grupo Santiago e Mais Guimarães, e pelo semanário Expresso, dando conta da instalação desta central a breve prazo, e que trará benefícios no tratamento dos doentes com covid-19 internados na UCI da Senhora da Oliveira.

Os números investidos não foram avançados nem existe ainda uma confirmação oficial.

Continuar a ler

Guimarães

95 condutores sem justificação para entrar em Guimarães voltaram para casa

Covid-19

em

Foto: O MINHO

Decorreu este domingo uma megaoperaçao levada a cabo pelo posto territorial da GNR de Guimarães, não só de fiscalização mas também de aconselhamento de condutores e passageiros face às regras de confinamento impostas devido à pandemia de covid-19.

A operação decorreu em quatro locais – eixos de entrada e saída do concelho – e serviu também para mentalizar os ocupantes das viaturas a ficarem em casa durante este domingo.

Foto: O MINHO

O MINHO falou com o capitão Orlando Rodrigues, comandante da GNR de Guimarães que liderou a operação rodoviária, de onde não resultaram condutores ou passageiros detidos.

Mas 95 condutores tiveram de acatar uma ordem de regresso, um acatamento, por não terem justificação válida para circular na estrada. Motivos de lazer não foram tolerados pelas autoridades.

“A nossa intenção era sensibilizar as pessoas para que fiquem em casa, não só os condutores mas também os passageiros”, explicou o comandante, revelando que foram fiscalizadas 804 viaturas e 1.026 passageiros.

Foto: O MINHO

“A maior parte ia às compras, às farmácias ou prestar assistência a familiares, mas mesmo a esses foi aconselhado que evitassem ao máximo as deslocações durante este período”, acrescentou o capitão Rodrigues.

“Apelámos também às pessoas para que se restrinjam às regras que estão a ser veiculadas pelas autoridades e pela comunicação social”, disse ainda.

Algumas viaturas seguiam com vários passageiros, pelo que lhes foi aconselhado a evitarem esse tipo de deslocação. “Quem ia às compras, foi recomendado que evitasse levar passageiros, até porque isso já foi várias vezes veiculado”, explicou a autoridade policial.

Foto: O MINHO

A operação dividiu-se em quatro pontos: rotunda de Silvares, junto à saída da A11, nas freguesias de Infantas e de Ponte (EN 101) e ainda na EN 105, na rotunda que dá acesso a Vizela.

De acordo com as restrições à circulação aprovadas por decreto do Governo sobre o Estado de Emergência, para além de motivos profissionais, só é permitida a circulação para aquisição de bens e serviços, por motivos de saúde, a estações e postos de correio, agências bancárias e agências de corretores de seguros ou seguradoras, para atividade física de curta duração e apenas sozinho e para passear animais de companhia.

Vão ser também proibidas deslocações para fora do concelho de residência no período da Páscoa, entre 09 e 13 de abril.

Continuar a ler

Ave

PSP identificou 2 suspeitos de furtos em garagens em Guimarães

Crime

em

Foto: PSP

A PSP identificou dois suspeitos de furtos em várias garagens anexas a residências na cidade de Guimarães e apreendeu diversos artigos alegadamente furtados, entre os quais cerca de três dezenas de garrafas de vinho.

Entre os artigos apreendidos, contam-se também garrafas de óleo, enlatados, embalagens de leite e toalhitas.

Segundo a PSP, os suspeitos, de 29 e 34 anos, “estão conotados” com a prática de “inúmeros” ilícitos de natureza semelhante.

Foram detidos na madrugada de quinta-feira, tendo-lhes sido apreendidos “diversos artigos cuja posse não souberam justificar, suspeitando-se da proveniência ilícita dos mesmos”.

A PSP diz que continuará a desenvolver diligências com vista à entrega dos bens aos seus proprietários.

Continuar a ler

Populares