Seguir o O MINHO

Braga

Câmara de Vila Verde pioneira no país em programa de saúde mental dos colaboradores

Programa ‘Mind at Work’

em

Imagem via Google maps

A Câmara de Vila Verde, através dos seus colaboradores, foram pioneiros, a nível nacional, na implementação de um programa de promoção da saúde e bem estar, anunciou Filipa Palha, professora e coordenadora do programa Mind at Work. 

O MINHO falou com a responsável que indicou que as notícias, lançadas ontem a público, apontando que 1 em cada 6 colaboradores daquele município têm diagnóstico psiquiátrico, não correspondem à verdade, após erro de interpretação dos dados fornecidos pela própria à Agência Lusa.

De acordo com Filipa Palha, “em momento algum da implementação do programa na Câmara de Vila Verde, foi feito um diagnóstico psiquiátrico dos colaboradores”.

Um em cada seis colaboradores apresenta diagnóstico psiquiátrico

“A informação de que 1 em cada 6 colaboradores apresenta um diagnóstico psiquiátrico baseia-se em dados oriundos de diversas publicações (ex. Rede Europeia para a Promoção da Saúde no Trabalho 1 , 5º Inquérito Europeu sobre as Condições de Trabalho 2 ; Wing, 1994 3 ), que estão na base da necessidade de se abordar o tema da saúde mental e do bem estar no local de trabalho”, explica.

“A Câmara Municipal de Vila Verde foi pioneira no contexto português, na implementação de um programa de promoção da saúde e bem estar dos seus colaboradores (SANUS) que integrou o Mind at Work, abordando aspetos relacionados com a saúde mental e o bem-estar psicológico”, acrescenta.

A coordenadora do programa lamenta, pois, qualquer incómodo que as notícias publicadas anteriormente possam ter causado aos colaboradores daquela autarquia.

Populares