O executivo de vereadores da Câmara de Braga debate e vota, na próxima segunda-feira, duas propostas tendentes à instalação de um Espaço Cidadão e de um posto de correios junto ao espaço Balcão Único da autarquia.
No primeiro caso, a proposta de Protocolo será celebrada entre o Município e a Agência para a Modernização Administrativa, I.P., e no outro, com a empresa dos CTT.
O primeiro documento salienta que “o Espaço Cidadão alocado ao Balcão de Único Municipal permitirá não só servir os cidadãos, mas também os colaboradores municipais que terão no local de trabalho a possibilidade de também usufruir de serviços de proximidade, evitando deslocações desnecessárias e permitindo conciliar a vida pessoal com a atividade profissional”.
Lembra, a propósito, que o Espaço Cidadão é um complemento ao projeto de instalação do Balcão de Atendimento Municipal (já existente) e, do próprio posto dos correios CTT.
O propósito da Direção Municipal de Gestão “prende-se com o reforço na qualidade da prestação do serviço de apoio ao cidadão, facilitando o seu relacionamento com a autarquia, nomeadamente completando com serviços de proximidade ao cidadão, munícipe e cliente do Balcão Único”.
Assinala, ainda, que o Departamento de Apoio ao Cidadão e aos Órgãos Autárquicos visa promover e implementar políticas de proximidade ao munícipe, a empresas e a outras entidades, garantindo uma relação individualizada e qualificada, como catalisador da melhoria contínua da prestação dos serviços municipais” .
Serviços de várias entidades
O Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão para “servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais”.
Por outro lado, permite o acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público, nomeadamente a renovação da Carta de Condução, solicitar uma nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros”.
CTT
Já o posto dos correios “é uma solução que permite concentrar num mesmo local vários serviços de proximidade aos cidadãos, nomeadamente correio, entregas e levantamento de encomendas, pagamentos diversos, levantamento de reformas, postais, vales e, outros serviços relacionados com vendas de livros, bilhetes para espetáculos, cartões telemóvel. O mais próximo é o de Maximinos, ficando melhor servida a população desta área da cidade com a localização central deste posto de correios no edifício do Pópulo”.
O projeto “permitirá não só servir os cidadãos, mas também os colaboradores municipais que teriam no local de trabalho a possibilidade de também usufruir de serviços de proximidade, evitando deslocações desnecessárias e permitindo conciliar a vida pessoal com a atividade profissional.