Seguir o O MINHO

Guimarães

Caldas das Taipas lidera lista das 52 eco-freguesias do país em 2019

em

Foto: DR

Caldas das Taipas, em Guimarães, lidera o ‘ranking’ das 52 eco-freguesias galardoadas em 2019 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), pelo seu desempenho em termos de sustentabilidade ambiental, económica e sociocultural, foi hoje anunciado.

Segundo a ABAE, o concelho de Guimarães foi o mais galardoado, com 24 freguesias contempladas com o selo “eco”.

Nos lugares de topo, e além de Caldas das Taipas, figuram ainda as freguesias de Pombal (no concelho com o mesmo nome), a União de Freguesias de Campelos e Outeiro das Cabeças (Torres Vedras) e Rio Tinto (Gondomar).

O Eco-Freguesias XXI é um galardão bienal que visa avaliar e reconhecer o trabalho realizado pela administração local, com enfoque nas freguesias, em prol do reforço da sustentabilidade dos seus territórios nas vertentes ambiental, económica e sociocultural.

Nesta 2.ª edição do projeto, 93 freguesias demonstraram o seu interesse em pertencer à rede Eco-Freguesias XXI, 86 delas concretizaram a candidatura ao Galardão 2019 e 52 foram galardoadas.

Os concorrentes são avaliados em relação a um conjunto de indicadores que procuram aferir as ações relativas ao desenvolvimento sustentável do território de cada freguesia em termos ambientais, económicos e socioculturais.

Quem obtiver resultados globais superiores a 50% do índice Eco-Freguesias XXI é galardoado através da atribuição de uma Bandeira Verde, que simboliza o reconhecimento e a responsabilidade em prosseguir o compromisso com a sustentabilidade.

“O principal objetivo é o de inspirar e incentivar práticas e políticas sustentáveis, protagonizadas não só pela administração local, mas também pelos cidadãos que vivem, trabalham e frequentam a freguesia ou comunidade”, explica a ABAE.

Durante o período de dois anos, entre cada galardão a ABAE desenvolve um trabalho de formação, consultadoria e acompanhamento de diversos projetos dirigidos às freguesias, que visam a formação e capacitação não só do executivo e colaboradores das juntas, mas também da população em geral.

As eco-freguesias 2019 foram hoje divulgadas em Braga, durante o Greenfest, um evento de sustentabilidade em que se celebra o que de melhor se faz no país nas vertentes ambiental, social, económica e cultural.

Populares