Seguir o O MINHO

Braga

Braga: Obras no Cemitério ‘Monte d´Arcos’ em fase de acabamento

em

O Município de Braga iniciou, em setembro de 2014, uma série de intervenções no Cemitério ‘Monte d´Arcos’, que têm permitido, segundo comunicado da Câmara Municipal de Braga, “um melhoramento significativo da gestão e funcionamento deste equipamento municipal”.

“Realizamos pequenas intervenções que, todas juntas, fazem uma grande diferença no funcionamento geral do Cemitério. Vamos continuar a trabalhar nesse sentido e a introduzir as melhorias que considerarmos pertinentes e proporcionem maior comodidade aos utilizadores do espaço”, garantiu Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga.

Recentemente foi adquirido um tractor e atrelado, cuja entrada em funcionamento veio permitir uma mudança no sistema de recolha de lixos, evitando a permanência de contentores em frente ao cemitério. Este equipamento permite ainda que muitas ferramentas e utensílios sejam guardados em arrecadações e só sejam daí retirados aquando da respectiva utilização.

Instalaram-se ainda novos equipamentos para abastecimento de água, nomeadamente pontos de abastecimento e carrinhos de rega equipados com mangueiras, “que não só combatem o respectivo desperdício, como proporcionam um aspecto bem mais agradável”, referiu Firmino Marques.

Foi também disciplinado o acesso ao interior do cemitério, quer de viaturas particulares quer de viaturas em serviço, foram colocados corrimões nas escadarias onde não existiam, colocaram-se vedações metálicas em locais perigosos, o que permitiu uma melhoria das condições de segurança e reforçaram-se os recursos humanos com a entrada em funções de dois novos assistentes operacionais.

cemiterio braga

Neste momento está a decorrer o processo de informatização de toda a informação existente nos arquivos do cemitério, de modo a que a mesma possa vir a ser consultada por todos os utentes deste equipamento municipal.

De forma a guardar os utensílios como vassouras ou regadores em segurança, foram criados mais de uma dezena de armários para evitar a proliferação destes instrumentos no espaço do cemitério.

Terminou igualmente a impermeabilização dos ossários da secção 14, sendo que a construção de novos ossários na secção 24 encontra-se em fase de acabamento.

Populares