Braga
Braga: Mais de 25 mil famílias beneficiadas com descida do IMI
Medida beneficia cerca de 40% das famílias.
O Município de Braga aprovou, a 22 de Junho de 2015, a proposta de redução da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), o que representa um benefício directo a cerca de 40% das famílias residentes no concelho de Braga, o que totaliza um número superior a 25 mil famílias, segundo revela a autarquia.
Um dos factores mais inovadores, acrescenta, centra-se na introdução de uma minoração de 10% no IMI, a aplicar nos imóveis destinados a habitação própria e permanente, quando o número de dependentes que compõem o agregado familiar for igual ou superior a dois elementos. Desta forma, o Município de Braga garante um benefício financeiro directo às famílias, no seguimento de uma política de responsabilidade social desenvolvida pelo actual Executivo.
A proposta contempla ainda uma minoração de 20% da taxa para edifícios reabilitados, para a habitação, incentivando, assim, a reabilitação urbana, a fixação da população e a atracção de novos residentes. Ainda no que se refere ao IMI, o valor cobrado para prédios urbanos será de 0,35%.
O Município de Braga decidiu, também, incluir uma redução de 50% para prédios urbanos arrendados, cujos contratos tenham sido celebrados ao abrigo do programa municipal ´Encaixa-te´, promovendo deste modo as actividades culturais e criativas e reforçando a polarização comercial do centro histórico da Cidade.
Por outro lado, será aplicada uma taxa com majoração de 30% a aplicar a prédios urbanos degradados, considerando-se como tais os que não cumpram satisfatoriamente a sua função ou façam perigar a segurança de bens e pessoas.
-
CávadoHá 1 dia
‘Gigante’ alemã dos produtos baratos abre loja em Barcelos (e está a recrutar)
-
AveHá 1 dia
Colégio compra bosque com campo e rio em Famalicão para aulas ao ar livre (ou só para ir apanhar ar)
-
GuimarãesHá 1 dia
Guimarães: Nova ecovia de 232 metros custou 630 mil euros e permite ver “a cidade de cima”
-
BragaHá 21 horas
Cinco feridos em acidente com ambulância em Braga