Seguir o O MINHO

Braga

Braga convoca artistas para a criação de novos projetos inspirados em Saramago

ACTUM

em

Foto: DR / Arquivo

Está aberta a convocatória para a criação de novos projetos artísticos, em Braga, com mais uma edição do programa ACTUM.

Em comunicado, a autarquia explica que o objectivo é dinamizar o setor cultural e criativo, mobilizando e apoiando artistas e criadores e, “acima de tudo, um convite à criação artística e à sua partilha com a comunidade, pretendendo constituir-se como uma medida complementar de apoio aos agentes e produtores culturais do concelho”.

Este ano, a iniciativa irá envolver um investimento municipal de 22.500 euros.

O evento que vai já na sua terceira edição dedica esta convocatória à vida e obra de José Saramago, por ocasião do centenário do seu nascimento. Partindo das inquietações do escritor que dizia “escrevo para desassossegar, não quero leitores conformados, passivos, resignados”, o ACTUM desafia os criadores bracarenses a reflectir e partilhar os seus “desassossegos” associados ao processo criativo, contribuindo para a evocação a José Saramago.

O programa continua estruturado em duas medidas de apoio à criação. A primeira diz respeito à área da Música e das Artes Performativas dirigindo-se à concepção e divulgação de trabalhos nos domínios da música, da dança, do teatro, do novo circo, entre outros, promovendo os diversos cruzamentos disciplinares. A segunda medida está direccionada para a área das Artes Plásticas e Visuais, pretendendo apoiar a produção de obras na área da pintura, da escultura, do desenho, da instalação, do vídeo ou da fotografia.

No âmbito da Música e das Artes Performativas, o júri irá selecionar até dez projetos, sendo que a cada um será atribuído o valor de mil euros. Os espectáculos ou performances selecionadas serão apresentadas no auditório do Centro de Juventude de Braga.

No caso das Artes Plásticas e Visuais serão selecionados até 25 projetos, sendo que a cada um será atribuído o valor de 500 euros. Para além do apoio financeiro à produção artística, as peças serão escolhidas para uma exposição colectiva a realizar na galeria municipal Casa dos Crivos, que contará com o apoio curatorial da Zet Gallery.

Os artistas interessados em responder a esta convocatória devem submeter a sua candidatura até ao dia 6 de Junho, mediante preenchimento de formulário disponível aqui.

A avaliação das candidaturas decorre até 04 de julho. Todas as candidaturas serão avaliadas, tendo em consideração a qualidade da proposta artística e correspondência aos critérios constantes nas normas concursais desta convocatória, por duas equipas de júri. Na medida Música e das Artes Performativas o júri será constituído por Bruno Martins (diretor artístico), pelo radialista Pedro Portela e por Rui Leitão (diretor artístico), na medida Artes Plásticas e Visuais, pelo artista plástico Alberto Vieira, pela curadora Helena Mendes Pereira e por Miguel Bandeira Duarte (diretor do Museu Nogueira da Silva).

As candidaturas implicarão a apresentação de um projecto que deverá incluir, entre outros documentos, uma memória descritiva da proposta e o portfólio/currículo dos seus criadores.

As normas concursais ‘ACTUM – Convocatória Aberta de Projectos Artísticos 2022’ e as restantes informações relativas aos prazos para submissão, avaliação e divulgação dos resultados, assim como a declaração de autoria, estão disponíveis no site do município.

O programa «ACTUM – Convocatória Aberta de Projectos Artísticos» nasceu em 2020, e já apoiou cerca de 80 artistas e entidades bracarenses nas áreas da Música, Artes Performativas, Artes Plásticas e Visuais, envolvendo o investimento municipal de perto de 50 mil euros.

Populares