Seguir o O MINHO

Desporto

Bracarense José Lopes bate recorde nacional dos 1.500 metros

Em Glasgow

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO (Arquivo)

O nadador bracarense José Lopes bateu o recorde nacional dos 1.500 metros livres em piscina curta, esta quinta-feira, nos Europeus que decorrem em Glasgow, na Escócia. Apesar do recorde batido, o atleta, que representa o SC Braga, não conseguiu apurar-se para a final.


Lopes atingiu a marca dos 14.49,86 minutos, retirando oito segundos ao recorde nacional, que lhe pertencia desde 23 de dezembro de 2018.

O nadador conseguiu, ainda, bater o recorde pessoal nos 400 metros, com 4.09,05 minutos, mas também não se apurou para a final nesta distância.

“Nos 400 estilos correu bem e fiz mínimos para os Mundiais, o que me motivou para os 1500 metros, onde acabei por nadar muito forte, mas sem pressão, o que me deu para superar o recorde nacional absoluto, algo que não pensei possível nestas condições. Claro que senti o esforço das duas provas, mas nem deu para sentir o cansaço”, disse o atleta, citado pela Federação Portuguesa de Natação.

Fora das rondas seguintes, ficaram, também, Raquel Pereira, nos 100 estilos, com 1.03,45 minutos, Francisco Quintas, nos 200 bruços, com 2.09,38, e Miguel Nascimento, nos 200 livres, com 1.44,98.

Anúncio

Futebol

Fernando Santos divulga convocados de Portugal em 1 de outubro

Liga das Nações

em

Fernando Santos. Foto: Divulgação / FPF / Arquivo

O selecionador Fernando Santos anuncia em 01 de outubro a lista de convocados de Portugal para os três jogos que vai realizar nesse mês, dois a contar para a Liga das Nações, divulgou hoje a Federação Portuguesa de Futebol.

Fernando Santos vai revelar os convocados na Cidade de Futebol, em Oeiras, às 12:30.

Em 7 de outubro, Portugal defronta a Espanha num encontro particular que vai decorrer no Estádio José Alvalade, em Lisboa, seguindo-se dois jogos a contar para o Grupo 3 da Liga das Nações.

Quatro dias depois, a seleção nacional, que conquistou a primeira edição da prova, regressa pela primeira vez ao Stade de France desde que venceu o Euro2016 para enfrentar a França e, em 14 de outubro, volta a atuar em Alvalade perante a Suécia.

Portugal lidera o Grupo 3 da Liga A da Liga da Nações com seis pontos, em igualdade com a França, embora tenha vantagem no número de golos marcados. Suécia e Croácia continuam com zero.

Logo após a divulgação de Fernando Santos, será a vez do selecionador de sub-21, Rui Jorge, revelar as escolhas para os próximos jogos do Grupo 7 de qualificação para o Campeonato da Europa 2021 frente à Noruega, em 9 de outubro, no Estoril, e em Gibraltar, em 13.

Continuar a ler

Liga Europa

Sporting e Rio Ave defrontam Aberdeen e Besiktas na terceira pré-eliminatória

Liga Europa

em

Foto: DR / Arquivo

Sporting e Rio Ave defrontam hoje Aberdeen e Besiktas, respetivamente, na terceira pré-eliminatória da Liga Europa de futebol, tentando prosseguir um caminho que os leve à fase de grupos e à companhia de Sporting de Braga e Benfica.

A equipa lisboeta está a viver um momento conturbado, com a deteção de 12 elementos da equipa principal infetados com covid-19, entre os quais nove jogadores e o treinador Rúben Amorim, o que levou o Sporting a isolar-se num estágio no Algarve.

O jogo frente aos escoceses, no estádio José Alvalade (20:00), marca a estreia dos ‘leões’ em jogos oficiais na nova época, depois de a partida frente ao Gil Vicente, da primeira jornada da I Liga, ter sido adiada devido a resultados positivos nos testes à covid-19 nas duas formações.

O Rio Ave tem passado ao lado da pandemia nesta fase inicial da época, mas encontrará na visita a Istambul (18:00) um adversário mais complicado de derrotar, que foi eliminado na fase de qualificação da Liga dos Campeões pelo PAOK, antes de o conjunto treinado pelo português Abel Ferreira repetir a façanha frente ao Benfica.

Caso se imponham nos jogos de hoje, Sporting e Rio Ave terão ainda de superar os vencedores dos jogos LASK-Dunajska Streda e AC Milan e Bodo/Glimt, respetivamente, no ‘play-off’ de acesso à fase de grupos da Liga Europa, na qual o Braga entrou diretamente e o Benfica por força da eliminação na ‘Champions’.

Continuar a ler

Desporto

Europeu de atletismo em pista coberta para veteranos em Braga cancelado

Atletismo

em

Foto: DR

O Campeonato da Europa de atletismo em pista coberta para veteranos, previsto para Braga e que tinha sido adiado para 2021, acabou por ser cancelado devido à pandemia de covid-19, anunciou na quarta-feira a organização.

A competição, que estava inicialmente prevista para março deste ano em Braga, foi depois adiada para janeiro de 2021 devido ao novo coronavírus, mas o aumento de casos e a previsão de a situação piorar no inverno levou a organização a cancelar o evento.

A European Masters Athletics (EMA) explica que se reuniu com responsáveis da cidade de Braga este mês e que a organização do evento em pista coberta é um “alto risco” nesta altura, referindo que a cidade portuguesa vai receber a competição em 2023.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 971.677 mortos e mais de 31,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.928 pessoas dos 70.465 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Continuar a ler

Populares