“Barcelos Popular” vence Prémio Gazeta 2016

Conhecido de muitos como “o verdinho”, devido ao facto de ser impresso em papel de cor verde, o Barcelos Popular, jornal semanário do concelho de Barcelos, venceu o Prémio Gazeta na categoria Imprensa Regional.

O prémio, o mais prestigiado ao nível nacional, foi anunciado esta terça-feira pelo Clube de Jornalistas (CJ), que promove anualmente a iniciativa.

José Santos, diretor do jornal, e em declarações ao O MINHO, afirma que o prémio é “o reconhecimento do trabalho feito com isenção e rigor“.

“Um trabalho coletivo e independente. Não só de agora, mas de centenas de pessoas que foram colaborando com este órgão de comunicação social”, destaca o diretor da publicação.

Para José Santos este prémio é também um reconhecimento ao papel da imprensa regional.

“Somos nós que verdadeiramente trabalhamos as regiões, que vamos realmente aos lugares mais recônditos. Barcelos é um concelho grande e muitas vezes somos a única voz das pessoas“, destaca.

Para quem não conhece o Barcelos Popular, o diretor do jornal explica que o jornal nasceu com os movimentos de 1975.

“Um projeto que nasceu à esquerda e que assim continua, mas acima de tudo com trabalho independente. As pessoas identificam-se com o projeto e reconhecem trabalho pela verdade”, frisa.

O jornal tenho como proprietário “Milho Rei – Cooperativa Popular de Informação e Cultura de Barcelos” e envolve meia centena de cooperantes, com vendas acima dos sete mil exemplares e com uma auditório de 40 mil leitores.

O júri dos Prémios Gazeta 2016 é composto por Eugénio Alves (CJ), Cesário Borga (CJ), Eva Henningsen (Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal), Fernanda Bizarro (“freelancer”), Fernando Correia (jornalista e professor universitário), Elizabete Caramelo (professora universitária), Fernando Cascais (professor universitário e formador do CENJOR), Jorge Leitão Ramos (crítico de cinema e televisão), José Rebelo (professor jubilado do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa) e Paulo Martins (jornalista e professor universitário).

 

Os Prémios Gazeta 2016

Prémio Gazeta Imprensa Regional – semanário “Barcelos Popular”

Prémio Gazeta Multimédia -Teresa Abecasis e João Carlos Malta pelo trabalho “O cemitério dos vivos”, Rádio Resnacença

Prémio Gazeta de Fotografia – Enric Vives-Rubio, do “Público”

Prémio Gazeta de Rádio – Isabel Meira, pelo trabalho “Na hora de pôr a mesa”, da TSF

Prémio Gazeta de Imprensa – Luciana Leiderfarb pelo trabalho “O Nome do Pai”, publicado na revista E do “Expresso”

Prémio Gazeta de Televisão – Margarida Metello pela série documental “Reforma Agrária”, emitida pela RTP2

Troféu Gazeta de Mérito – José Quitério, crítico gastronómico do “Expresso” durante quase quatro décadas

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x