Julgamento de rádio local de Viana acusada de fraude começa em novembro

Está marcado para o dia 21 de novembro julgamento de uma associação de Viana do Castelo proprietária de uma rádio local e do seu presidente, acusados de fraude na obtenção de subsídio.

Segundo nota publicada no site da Procuradoria-Geral Distrital do Porto, esta não refere o nome da associação em causa. “Uma associação de direito privado, com sede em Viana do Castelo, que tem como objeto, entre outros, o exercício da atividade de radiodifusão sonora”, lê-se, acrescentando ainda que no mesmo processo “é arguido o gerente de uma sociedade que comercializava equipamento de radiodifusão”.

Em causa estão os incentivos à Consolidação e ao Desenvolvimento das Empresas de Comunicação Social Regional e Local de 2010 que consistia numa comparticipação do Estado, a fundo perdido, de montante que não podia exceder 50 por cento do financiamento necessário à execução do projeto aprovado.

Segundo o Ministério Público, e neste caso, isso não aconteceu. Alegadamente o presidente da associação “conluiou-se” com o arguido gerente de uma sociedade que comercializava equipamento de radiodifusão, “para que lhe vendesse o material a que se reportava a candidatura, sobrefaturando as vendas”.

Deste modo, a associação obteria “um financiamento de 100 por cento”.

Na concretização deste desígnio, e ainda segundo a nota da Procuradoria, o presidente da associação, em 29 de março de 2010, candidatou-se àquele incentivo para um investimento de 34.438 euros e um subsídio de 17.219 euros, tendo obtido a aprovação de um incentivo no montante de 16.485 euros.

Em 2010, e segundo o ‘site’ do Gabinete para os Meios de Comunicação Social, no concelho de Viana do Castelo a única associação que recebeu Incentivo à Consolidação e ao Desenvolvimento das Empresas de Comunicação Social Regional e Local foi o Grupo de Estudos e Investigação das Ciências Experimentais (GEICE).

 

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Museu marítimo de esposende "dá borlas" para assinalar dia mundial do turismo

Museu Marítimo de Esposende "dá borlas" para assinalar Dia Mundial do Turismo

Próximo Artigo
"barcelos popular" vence prémio gazeta 2016

"Barcelos Popular" vence Prémio Gazeta 2016

Artigos Relacionados