O designer Carlos Torre é o candidato do BE à Câmara de Viana do Castelo, depois de infrutíferos contactos para “entendimentos à esquerda” para uma “alternativa política alargada”, revelou hoje a Comissão Coordenadora distrital do partido.
Com a candidatura de Carlos Torre, o BE pretende “continuar a defender uma governação autárquica que garanta direitos sociais, promova a igualdade, o acesso universal à educação, o reforço dos cuidados de saúde e o apoio à cultura”, explica o partido em comunicado.
“O BE procurou, ao longo dos últimos meses, promover o diálogo e estabelecer entendimentos à esquerda com vista à construção de uma alternativa política alargada para o concelho. Apesar da iniciativa e da disponibilidade demonstradas, não foi possível concretizar acordos com outras forças políticas”, descreve.
Assim, o partido apresenta-se sozinho às eleições autárquicas de 12 de outubro “com o compromisso reforçado de defender os interesses da população de Viana do Castelo e de aprofundar a democracia local”.
O BE pretende ainda “consolidar políticas locais que devolvam às pessoas o controlo sobre as suas vidas e territórios, através de uma gestão participativa, inclusiva e transparente”.
Carlos Torre é designer e artista visual, “autor da imagem gráfica de diversas empresas, produtos, instituições e eventos, ao longo dos últimos quarenta anos”.
Foi o primeiro candidato pelo BE à Câmara de Caminha, também no distrito de Viana do Castelo, em 2001.
De 2010 a 2013 representou o BE em sessões da Assembleia Municipal de Caminha como deputado municipal.
O candidato fez a sua formação de base no Curso de Ingresso no Ensino Superior Artístico da Cooperativa de Ensino Polivalente Artístico Árvore, foi professor de Educação Visual de 1986 a 1996, formador em diversos cursos de formação profissional e dirigiu a Gráfica da Casa dos Rapazes de 2019 até abril de 2025.
Para além de Carlos Torre, pelo BE, já anunciaram a candidatura à Câmara de Viana do Castelo Luís Nobre (PS), que se recandidata a um segundo mandato, Paulo Morais (PSD) e Duarte de Brito Antunes (IL).
Atualmente, o executivo de Viana do Castelo é composto por cinco eleitos pelo PS, que soma 32 anos no poder, um eleito pela CDU, dois vereadores da coligação PSD/CDS-PP e um vereador independente (foi eleito pela coligação PSD/CDS mas desfiliou-se do PSD e foi eleito nas listas do Chega nas duas últimas eleições legislativas).