O Município de Barcelos, enquanto coordenador do projeto “A School for Tomorrow’s: Dropout Prevention, Intervention and Retrieval Through Art Education”, no âmbito do Programa Erasmus, apresenta os primeiros resultados do projeto depois de dois anos de intervenção.
“O objetivo central deste projeto passa por refletir, discutir e partilhar boas práticas educativas acerca do combate ao abandono e insucesso escolar, a partir de uma abordagem diferenciada de intervenção através da arte”, diz a Câmara, em comunicado.
O resultado final tem como objetivo permitir aos alunos, que caracterizados em termos escolares como alunos de insucesso, se expressarem livremente através das artes, refletirem sobre as suas dificuldades, experimentarem o sucesso e trabalharem emoções positivas com impacto na autoimagem e autoestima. Estas competências podem ser transferidas para a realização escolar, esperando-se, assim, um impacto muito positivo ao nível do sucesso académico.
O produto final deste projeto materializa-se em dois guias. O primeiro faz um ponto de situação do abandono escolar em cada um dos países e as respetivas políticas educativas de combate a este fenómeno.
O segundo, refere-se à partilha de projetos e boas práticas existentes em cada um dos países, de intervenção escolar no fenómeno do abandono e insucesso através de práticas educativas que privilegiam a expressão artística.
O projeto piloto consistiu numa abordagem estruturada, no qual os alunos foram expostos a diferentes atividades de expressão artística em espaços culturais do município ou outros, permitindo trabalhar diferentes áreas como a pintura, o desenho, a expressão dramática, a relação com o património local, a escrita criativa, entre outros. Todo esse trabalho culminou com a apresentação pública num espetáculo, denominado “Do Avesso”, que se realizou no passado dia 24 de junho.
O projeto tem como parceiros o Agrupamento de Escolas de Barcelos e a Associação Intercultural Amigos da Mobilidade e, em termos internacionais, a Itália e a Polónia.