Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Autarca denuncia descargas poluentes em ribeiro de zona industrial em Viana

São Romão do Neiva

em

Poluição no ribeiro de Radivau. Foto: GNR / Arquivo

O presidente da Junta de Freguesia de São Romão do Neiva, Viana do Castelo, denunciou hoje descargas poluentes no ribeiro de Radivau, junto à zona industrial de Neiva, e acionou a GNR para investigar a sua origem.

Em declarações à agência Lusa, Manuel Salgueiro adiantou que a descarga foi hoje detetada na segunda fase da zona industrial de Neiva e, após se deslocar ao local e constatar que “a pouca água que corre no ribeiro corre branca”, comunicou o caso à GNR.

O autarca disse ter tido conhecimento de “algumas ligações clandestinas para o ribeiro de Radivau que atravessa a zona industrial e tem empresas instaladas de um lado e do outro”.

“É uma situação muito preocupante porque o ribeiro de Radivau vai desaguar ao rio Neiva”, sublinhou o autarca.

Segundo o autarca, este tipo de descargas poluentes na segunda fase da zona industrial, “onde estão instaladas cerca de 50 empresas” acontecem com “alguma frequência”.

“Estou bastante apreensivo porque está em causa o meio ambiente, a fauna e a flora. Há alguns anos que não há maneira de resolver este problema. É travar este tipo de descargas e penalizar os responsáveis”, afirmou.

A Lusa contactou a GNR que confirmou estar a investigar o caso.

Populares