Seguir o O MINHO

Alto Minho

Arcos de Valdevez: Município juntou comunidade emigrante arcuense

em

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez levou a cabo, na passada quarta-feira, um encontro com a comunidade emigrante arcuense espalhada pelo mundo.

Segundo comunicado da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez, esta iniciativa teve como principal objetivo “congregar os esforços e os talentos das nossas comunidades, o seu dinamismo, o seu apego à terra, o seu espírito de fidelidade às raízes e aos valores que a distinguem”.

Estiveram presentes membros de órgãos de Associações, bem como arcuenses distinguidos nos seus países de acolhimento devido ao trabalho desenvolvido junto das comunidades, nomeadamente a professora Maria Aurora Gomes da Cunha S. da Rosa, vencedora da medalha de mérito das Comunidades Portuguesas (Grau de Ouro) pelo incremento do ensino e divulgação da Língua e Cultura Portuguesas, Manuel Paulo Pereira, vencedor do prémio de mérito da Aliança dos Clubes e Associações portugueses do Ontário e Fernanda Alves, vencedora do prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa.

“Foi com grande agrado que estes filhos da terra, membros de associações, a residir na França, Canadá, Venezuela, Luxemburgo, Estados Unidos e Suíça marcaram presença neste encontro, tendo louvado a iniciativa da Câmara Municipal por permitir que exista este estreitamento de laços entre todos”, refere o Município.

Este convívio permitiu aos participantes fazer uma breve apresentação da sua atividade enquanto associação, descrever as suas vivências como emigrantes e trocar contatos e experiências.

João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal, realçou o trabalho importante que é realizado fora do País, assumindo que contribuem “para o fortalecimento dos laços que nos unem em torno de um propósito comum: o melhor para Arcos de Valdevez e para os Arcuenses”.

Populares