Apple deve lançar update iOS 17 ainda este ano

Tecnologia

Apesar de ainda não haver confirmações, a nova atualização do sistema operacional da Apple, o iOS 17, deve ser lançada no segundo semestre de 2023. A exemplo do que acontece nos últimos anos, a empresa anuncia o update em maio e torna-o efetivo em setembro, juntamente com o lançamento do novo iPhone no mercado.

Desta forma, o mesmo é esperado para este ano. Todas as melhorias ainda são rumores do mercado internacional, porém, de acordo com especialistas ligados ao setor, o iOS 17 deve trazer recursos novos e alguns já conhecidos de utilizadores de telemóveis com sistema operacional Android.

Assim, espera-se que a atualização traga a possibilidade de fazer download de fontes externas à App Store. A saber, somente softwares seguros, como o Wondershare MobileTrans, que são registados na loja de aplicações da Apple podem ser descarregados nos dispositivos da marca.

Além disso, também devem ser aprimorados os recursos que permitem ao utilizador adicionar widgets ao ecrã, mesmo com ele bloqueado. Este recurso já existe desde o iOS 14, com a implementação de widgets interativos no iOS 16. Porém, agora é esperado que ele seja aperfeiçoado, já que, atualmente, somente quatro atalhos menores ou dois maiores são permitidos no ecrã de bloqueio.

Outra adição que está a ser cogitada é a do ecrã dividido, ou seja, a possibilidade de usar duas aplicações concomitantemente.

Deste modo seria possível fazer backup e restaurar o backup de ficheiros ao mesmo tempo que se joga um jogo ou envia mails. Ou aceder ao Instagram e ao Facebook simultaneamente, por exemplo.

O iMessage, mensageiro oficial da Apple, também deve ser totalmente modificado com a chegada do iOS 17. Desta maneira, a interface da aplicação deve ser completamente alterado. Além disso, segundo o portal MacWorld, a atualização deve coincidir com a apresentação no novo headset de AR da Apple.

Com isso, é bem provável que o iMessage possa passar a ser usado em salas de chat que utilizam a tecnologia de realidade aumentada.

A função de duplicação de aplicação também é um recurso esperado para o update. Com ela, o utilizador poderá, por exemplo, migrar conversas WhatsApp do iPhone com dois números para poder utilizar duas contas ao mesmo tempo em um só aparelho. Isso, inclusive, já é possível em alguns aparelhos Android.

Todos esses recursos só serão confirmados após a Apple se pronunciar oficialmente, o que deve acontecer na sua conferência anual, a WWDC 2023, que é esperada para maio.

Ademais, esta atualização deve estar disponível para iPhones a partir do 11, além dos modelos do iPhone X, uma vez que a Apple costuma oferecer suporte para seus aparelhos por cinco anos.

O lançamento oficial da update iOS 17 para o mercado é aguardada para setembro deste ano.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Homem em estado crítico após violento despiste em Celorico de Basto

Próximo Artigo

Fernando Pimenta já foi pai pela segunda vez: "Mais um bebé campeão"

Artigos Relacionados
x