Seguir o O MINHO

Futebol

Aos 17, Tomás Esteves estreou-se na equipa principal do FC Porto: “Realizei um sonho”

Futebolista de Arcos de Valdevez

em

Foto: FC Porto

Tomás Esteves, natural de Arcos de Valdevez, estreou-se esta noite pela equipa principal do Futebol Clube (FC) do Porto, frente ao Casa Pia, em jogo da fase de grupos da Taça da Liga.

O lateral direito, de 17 anos, entrou aos 75 minutos para o lugar de Manafá, quando o marcador ditava um triunfo confortável (3-0) no marcador.

Sérgio Conceição reforça assim a aposta em jogadores que venceram, na época passada, a Youth League ao serviço dos dragões.

Em declarações no pós-jogo, o atleta refere ter cumprido um sonho, ao jogar pelo clube do coração. Agradeceu à mãe pelo “sacrifício” de o ter que levar aos treinos.

Aos 17 anos e sete meses, tornou-se no segundo defesa mais jovem de sempre a estrear-se com o emblema do clube da invicta.

Tomás Esteves é o defesa mais jovem a estrear-se no FC Porto em 94 anos

Em entrevista ao jornal O JOGO, durante a pré-época, o pai do atleta revelou que as viagens totalizavam mais de 150 quilómetros entre a freguesia de Aboim da Choças, de onde é natural, e o centro de treinos do Olival, em Gaia.

Depois do debut desta noite, o nome do jovem parece estar a subir, em termos de tendência, no Twitter, depois de alguns adeptos portistas influentes divulgarem o agradecimento à mãe.

O próprio clube portista destacou as declarações.

 

Na atual temporada, o arcuense soma oito jogos pela equipa B.

Anúncio

Futebol

Hugo Vieira regressa a casa

Avançado de Barcelos

em

Foto: Gil Vicente FC

O avançado Hugo Vieira está de regresso a Barcelos para alinhar no plantel do Gil Vicente FC, anunciou hoje o clube gilista.

Depois de marcar 69 golos em três temporadas e meia na Sérvia e no Japão, o barcelense só foi opção por duas vezes na Turquia, esta temporada, marcando um golo, pelo Sivasspor, com quem rescindiu contrato recentemente.

Aos 31 anos, o avançado tinha convites do Estrela Vermelha, onde alinhou durante uma época e meia, entre 2015 e 2016, deixando a marca de 29 golos em 52 jogos.

Também os japoneses do Yokohama Marinos o queriam recontratar, depois de, em 82 jogos disputados, ao longo de duas épocas (2017 e 2018), marcar 40 golos.

Esta é a quarta vez que o goleador alinha pelo emblema barcelense.

Continuar a ler

Futebol

Jesualdo Ferreira, ex-SC Braga, estreia-se a vencer pelo Santos

Brasileirão

em

Foto: Twitter

O treinador português Jesualdo Ferreira conseguiu, na segunda-feira, o primeiro triunfo pelo Santos, ao vencer em casa do Guarani 2-1, com um autogolo já nos descontos, em jogo da segunda jornada do campeonato paulista de futebol.

O avançado Pablo Diogo, emprestado pelo Santa Clara ao Guarani, marcou na própria baliza, aos 90+2, dando o primeiro triunfo na competição ao Santos, que se tinha estreado com um nulo na receção ao Bragantino, naquele que foi o primeiro jogo oficial de Jesualdo.

No jogo de Campinas, o Santos esteve a vencer por 1-0, com um golo de Arthur, aos 21 minutos, mas o Guarani, que viu Lucas Santos ser expulso aos 46 minutos, ainda empatou por Rafael Costa, aos 64, valendo ao ‘peixe’ o autogolo ao cair do pano.

O treinador português, de 73 anos, assinou pelo Santos em dezembro de 2019, numa carreira em que se notabilizou no FC Porto, com três títulos, e passou por Benfica, Sporting de Braga, Panathinaikos, Málaga, Sporting, Zamalek ou Al-Sadd.

No campeonato paulista, o Santos lidera o grupo A, com quatro pontos, mais um do que a Ponte Preta e o Oeste, ambos com três.

O formato de disputa do campeonato ‘paulista’ apresenta algumas diferenças em relação ao modelo antigo, sendo que nesta primeira fase, dividida em quatro grupos de quatro equipas, os componentes do grupo defrontam as outras 12 formações, sem se defrontarem entre si na ‘poule’.

Depois da conquista no final da temporada do ‘Brasileirão’ e da Taça Libertadores por parte de Jorge Jesus ao serviço do Flamengo, Jesualdo Ferreira é o terceiro treinador português a orientar uma equipa nos dois principais campeonatos ‘canarinhos’, ficando a cargo do Santos, vice-campeão brasileiro, enquanto Augusto Inácio foi contratado pelo Avaí, que desceu à segunda divisão.

Continuar a ler

Futebol

Ex-Moreirense Rúben Lima assina pelo Belenenses SAD

Mercado de transferências

em

Foto: DR / Arquivo

O lateral-esquerdo Rúben Lima, de 30 anos, é a primeira contratação do ‘mercado’ de janeiro do Belenenses SAD, anunciou hoje o atual 15.º classificado da I Liga portuguesa de futebol.

O defesa estava sem clube desde de que saiu do Moreirense na temporada passada, na qual realizou 21 jogos, tendo já sido orientado pelo atual treinador da formação lisboeta, Petit, em 2017/18, ao serviço do clube minhoto, numa temporada em que fez 40 partidas.

Formado no Benfica, o defesa representou, em Portugal, o Desportivo das Aves, o Vitória de Setúbal, o Beira-Mar, a União da Madeira e o Moreirense. Pelo meio, esteve quatro anos na Croácia, onde alinhou no Hajduk Split, no Dínamo Zagreb e no HNK Rijeka.

Depois das saídas dos médios Simon Ramírez (Universidade de Concepción, Chile), Jonatan Lucca (Farense), Benny (Desportivo de Chaves) e André Sousa (Gaziantepspor, Turquia), Rúben Lima é o primeiro reforço do plantel às ordens de Petit, que substituiu Pedro Ribeiro no cargo em 15 de janeiro.

Continuar a ler

Populares