Seguir o O MINHO

Actual

António Costa felicita Pedro Sánchez pela vitória dos socialistas nas legislativas espanholas

Diplomacia

em

Foto: Divulgação

O primeiro-ministro, António Costa, felicitou, este domingo, o seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez, pela vitória dos socialistas do PSOE nas eleições gerais de Espanha, disse à agência Lusa fonte do executivo português.

A mesma fonte adiantou que António Costa transmitiu a mensagem de felicitações ao primeiro-ministro de Espanha e líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, numa breve conversa telefónica.

Com cerca de 95% dos votos escrutinados, o PSOE lidera a contagem com cerca de 28% dos votos, correspondentes a 120 deputados eleitos, estando em segundo lugar os conservadores do Partido Popular (PP) com 88 lugares e em terceiro o partido de extrema-direita Vox com 52 lugares.

A coligação de extrema-esquerda Unidas Podemos elegeu até agora 35 deputados e o Cidadãos obtém apenas 10 lugares.

Com estes resultados, o bloco dos partidos de esquerda (PSOE, Unidas Podemos e Mais País) totaliza 158, enquanto o bloco de direita (PP, Vox e Cidadãos) alcança 150 lugares. A participação eleitoral é de 69,96%.

Nas eleições de 28 de abril, os socialistas do PSOE tiveram 28,7% dos votos, seguidos pelo PP com 16,7%, o Cidadãos (direita liberal) com 15,9%, o Unidas Podemos (extrema-esquerda) com 14,3% e o Vox (extrema-direita) com 10,3%.

As eleições de hoje foram convocadas em setembro pelo Rei de Espanha, depois de constatar que o primeiro-ministro socialista em funções, Pedro Sánchez, não conseguiu reunir os apoios suficientes para voltar a ser investido no lugar na sequência das eleições de abril.

Anúncio

Actual

“A corrupção é uma violação dos direitos humanos”: ESE-IPVC recebe ‘Map Talk’

Viana do Castelo

em

Foto: DR / Arquivo

A Escola Superior de Educação (ESE), do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), recebe, esta terça-feira, a MAP TALK “A corrupção é uma violação dos direitos humanos”, numa parceria com a EAPN Portugal/Viana do Castelo e o GEED – Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento da ESE-IPVC.

O painel conta com os seguintes participantes, já confirmados: Leonor Fernandes do CLC da EAPN Viana Castelo que irá ler o comunicado sobre a corrupção enquanto violação de direitos humanos, António João Maia, representante do Conselho de Prevenção da Corrupção (Tribunal de Contas), João Paulo Batalha, representante da Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC), Paulo de Morais, representante da Frente Cívica e André Lamas Leite, representante da Ordem dos Advogados.

Imagem: Divulgação

A MAP TALK irá decorrer durante a tarde, entre as 14:30 horas e as 17:00.

Continuar a ler

Actual

Famalicão procura reforçar terceiro lugar, SC Braga ‘ataca’ quarto

13.ª jornada da I Liga

em

Foto: DR / Arquivo

O Famalicão vai procurar reforçar hoje o terceiro lugar na I Liga de futebol, na receção ao Tondela, 10.º classificado, em jogo da 13.ª jornada da prova.

A equipa minhota ocupa o terceiro lugar com 24 pontos, a sete do FC Porto, segundo, e com mais quatro do que o terceiro, o Sporting, e recebe um Tondela instalado a meio da tabela, com 15.

Um pouco mais abaixo, o Sporting Clube (SC) de Braga vai tentar somar a terceira vitória consecutiva para o campeonato e, deste modo, chegar ao quarto lugar da prova, ocupado pelo Sporting, que no domingo recebe o Moreirense.

A equipa ‘arsenalista’ ocupa presentemente o quinto lugar com 18 pontos, menos dois do que os ‘leões’, e desloca-se a casa do Desportivo das Aves, último classificado com apenas três pontos e que na jornada passada estreou Nuno Manta Santos no comando técnico, na derrota (3-2) em casa do Moreirense.

No outro encontro agendado para hoje, o Marítimo, que na jornada passada estreou o treinador José Gomes – derrota por 4-0 na Luz com o Benfica -, recebe o Santa Clara, numa partida em que os ‘verde rubros’ precisam de somar pontos para fugir aos lugares de baixo da tabela, ocupando neste momento o 16.º lugar com 11, frente a uma formação açoriana que conta mais dois pontos e é 13.º.

A ronda arrancou na sexta-feira com a goleada do campeão Benfica no terreno do Boavista, por 4-1, com golos de Carlos Vinicius, que ‘bisou’ e ultrapassou o companheiro de equipa Pizzi na lista de melhores marcadores do campeonato (10), Franco Cervi e Gabriel, enquanto Stojiljkovic assinou o tento ‘axadrezado’.

Os ‘encarnados’ somaram a 10.ª vitória na edição 2019/20 da I Liga – e Bruno Lage a 15.ª vitória em 15 jogos como visitante no campeonato, desde janeiro – e seguraram a liderança, com 36 pontos, mais cinco do que o FC Porto, que visita o Belenenses SAD, no domingo.

Resultados e programa da 13.ª jornada:

– Sexta-feira, 06 dez:

Boavista – Benfica, 1-4.

– Sábado, 07 dez:

Marítimo – Santa Clara, 15:00

Famalicão – Tondela, 18:00

Desportivo das Aves – Sporting de Braga, 20:30

– Domingo, 08 dez:

Vitória de Guimarães – Portimonense, 15:00

Paços de Ferreira – Vitória de Setúbal, 15:00

Sporting – Moreirense, 17:30

Belenenses – FC Porto, 20:00

– Segunda-feira, 09 dez:

Rio Ave – Gil Vicente, 20:15

Continuar a ler

Actual

Sporting pode ficar a um ponto do terceiro lugar do Famalicão, mas tem de vencer Gil

I Liga

em

Foto: Twitter de SCP

O Sporting pode aproximar-se, este domingo, do terceiro lugar da I Liga de futebol, ocupado pelo Famalicão, caso vença em casa do Gil Vicente, em encontro da 12.ª jornada da prova.

Os leões, que se apresentam motivados com a recente vitória na receção aos holandeses do PSV Eindhoven, assegurando a presença nos 16 avos de final da Liga Europa, procuram manter o bom momento, frente a um Gil Vicente que tem como principal argumento a vitória na receção ao FC Porto, na primeira jornada da prova, por 2-1.

Além do jogo de Barcelos, a ronda conta com mais dois jogos hoje, com o Tondela a receber o Belenenses e o Vitória de Setúbal o Vitória de Guimarães.

Resultados da 12.ª jornada da I Liga de futebol:

– Sexta-feira, 29 nov:

Santa Clara – Boavista, 1-2 (0-2 ao intervalo)

– Sábado, 30 nov:

Moreirense – Desportivo das Aves, 3-2 (2-1)

Benfica – Marítimo, 4-0 (3-0)

Portimonense – Famalicão, 2-1 (1-0)

– Domingo, 01 dez:

Tondela – Belenenses, 15:00

Vitória de Setúbal – Vitória SC, 17:30

Gil Vicente – Sporting, 20:00

– Segunda-feira, 02 dez:

SC Braga – Rio Ave, 18:45

FC Porto – Paços de Ferreira, 20:45

Continuar a ler

Populares