ARTIGO DE IVONE CRUZ
CEO LINK Cowork & Business (Viana do Castelo). Presidente M4P – Associação Nacional para Inovação e Desenvolvimento
Foram quatro dias de Web Summit bem intensos. Não fui à abertura nem ao encerramento por razões muitos simples. Já tenho o livro do Edward Snowden, tive a oportunidade de presenciar a apresentação das três startups selecionadas para o PITCH final e já tenho uma selfie com, segundo o Paddy Cosgrave, o “fantástico” Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa. Gostei que tenha ganho a suíça NUTRIX, pelo impacto futuro na área da saúde, nomeadamente na área da diabetes. Confesso que tinha um carinho especial pelo Banjo Robinson, não tivesse o LINK Cowork & Business um gestor de comunidade que é precisamente um gato.
Este ano a adesão superou a das edições anteriores, tendo esgotado a bilheteira, facto que se fez sentir bem nos corredores dos pavilhões. Muita gente a fazer contactos e a partilhar ideias, mas muita mais gente desorientada. Segundo dados da organização, foram vendidos mais de 70 mil bilhetes, o que, na verdade, não sei bem o que significa, atendendo a que só 25 mil são para women in tech – a 45 euros cada (a semana), e 6 mil bilhetes foram destinados a estudantes – a 8,50 euros cada – permitindo o acesso a um dia. Se a primeira ação se prende com o fomento da equidade num meio maioritariamente masculino, o programa Inspire pretende potenciar o acesso a jovens – dos 17 aos 26 anos – familiarizando-os com um cenário tecnológico e de inovação, fomentando um espirito mais empreendedor. Muito bem.
A Web Summit 2019 não teve, de forma evidenciada, um tema central como a edição do ano passado, nem nenhum hashtag que substituísse, ou reforçasse, o que havia sido lançado por Tim Berners-Lee #fortheweb, que preconizava um “acordo para a internet” entre governos, empresas e cidadãos, garantindo assim uma internet segura e aberta a todos. Sentiu-se bem a presença das startups que, este ano, tiveram mais palco (literalmente) para se evidenciar, assim como se sentiu que muitas das empresas que lá estavam representadas – Microsoft, Lenovo (com um stand enorme), Booking, entre muitas mais, fizeram verdadeiras operações de charme para captar talento, mais do que, na minha perspetiva, para vender a própria marca.
Se tivesse, aliás, que definir um tema central, paralelo à discussão da regulamentação e proteção de dados ( e do seu uso para nos manipular), da inteligência artificial, do gamming, do business with purpose (que tanto diz a estas novas gerações), do trabalho remoto, do software como um serviço (Saas), da sustentabilidade, eu destacaria a discussão em torno da escassez de talento, atendendo a demanda, e o foco na literacia digital.
Destacaria igualmente o discurso de Tony Blair que, entre outras coisas, evidenciou a importância da política nesta era digital, alertando para o facto de que “o que os políticos não compreendem, não gostam e regulamentam”. Torna-se imperativo um esforço maior para perceber a importância da tecnologia e qual a sua aplicabilidade (desde a saúde à educação), adequando desta forma a regulamentação.
Na minha opinião, a maior parte das pessoas que participa no evento não sabe muito bem ao que vai. Talvez por esse motivo se comece a falar sobre uma feira de vaidades. As startups procuram investidores, as empresas fazem ativação de marca e aproveitam para recrutar talento, os organismos públicos (Startup Portugal, Delegação da União Europeia, Nações Unidas, Embaixadas, etc.) divulgam as medidas e os programas existentes no apoio ao empreendedorismo. Depois há os restantes players que, tal como eu, vão para se atualizar, fazer parcerias, estudar o mercado. Quem passa à margem destes públicos, sem um objetivo definido, quase que afirmaria que sai de lá como entrou.
Por muita polémica que possa gerar a Web Summit – se a camisola custa 700 euros, se as palestras são todas em inglês, se os voluntários economizam muito dinheiro à organização, e outras que tal, parece inegável, na minha opinião, o impacto que esta cimeira tem para o país enquanto afirmação na economia digital.
Primeiramente, estiveram este ano presentes no evento profissionais de 163 países, sendo o Reino Unido, Alemanha, Brasil e Estados Unidos os mais representados. Portugal, ao dinamizar uma cimeira tecnológica, está ao mesmo tempo a afirmar-se na economia internacional como país com capacidade para atrair empresas estrangeiras, podendo com isso proporcionar melhores salários, e acrescentando, desta forma, valor. Sem falar da ocupação hoteleira, da restauração, das atividades de lazer, das visitas a outras zonas do país e de todos os negócios paralelos que se geram, e dos que voltam porque gostaram de tudo o que temos para oferecer.
Há sempre coisas a melhorar, e, sendo o caso, que seja em Portugal e para os portugueses.
Ivone Cruz
CEO LINK Cowork & Business
Presidente M4P – Associação Nacional para Inovação e Desenvolvimento