Alemães aqueceram-se com mais de 1.500 litros de caldo à moda de Vila Verde

Como faziam as nossas avós

Foram vendidos mais de 1.500 litros de “caldo no pote” durante o festival anual de sopas portuguesas, no domingo, em Düsseldorf, Alemanha, organizado pelo Clube Português, do empresário vila-verdense José Esteves.

Na sua grande maioria alemães mas, para surpresa da organização, também muitos emigrantes portugueses vindos de todos os cantos da Europa, amornaram-se num dia frio e chuvoso, num país em luta contra o tempo para aquecer os seus cidadãos no inverno face à escassez de recursos.

“Mesmo a chover os alemães não falharam, mas também cá tivemos muitos portugueses, mais do que aquilo que eu esperava”, disse José Esteves a O MINHO, adiantando que foram servidos entre 1.500 a 2.000 litros de dez diferentes tipos de sopa, todas confeccionadas à moda antiga, em potes de ferro, por cozinheiras que viajaram propositadamente da freguesia de Sabariz, concelho de Vila Verde, onde decorre uma festa semelhante todos os anos e de onde o empresário português é natural.

Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR

O empresário revelou que passaram “mais de mil pessoas” pelo recinto, localizado na parte urbana da cidade.

José Esteves e os sócios Filipe Castelo e Armando Cortez, gerem os restaurantes Frango Portugês, Clube Português e o Cave Tapas, um pequeno império gastronómico dedicado a Portugal.

As sopas, destaca, foram todas servidas em malgas de barro, acompanhadas de broa feita em Vila Verde e pataniscas de bacalhau.

Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR

Em comunicado, a Câmara de Vila Verde, que se fez representar no evento através do vice-presidente Patrício Araújo, destaca a presença da cônsul-geral de Portugal em Dusseldorf, Lídia Nabais, que agradeceu “à população e instituições de Sabariz e do concelho de Vila Verde a oportunidade de partilhar com os emigrantes portugueses e os alemães a boa gastronomia e as tradições regionais do país”.

Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR
Foto: DR

A Câmara salienta que a intenção dos três sócios “é integrar Festa do Caldo em Dusseldorf na programação da Festa das Colheitas”, um evento anual que se realiza em Vila Verde.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Foi ao supermercado em Vila Verde e ganhou 5 mil na raspadinha

Próximo Artigo

Prisão preventiva para os oito membros de uma rede de narcotráfico de Braga e Barcelos

Artigos Relacionados
x