O Tribunal de Instrução Criminal de Braga determinou, ao início da noite desta segunda-feira, a prisão preventiva dos oito suspeitos de tráfico de droga, detidos durante o fim de semana pela GNR, numa operação entre Braga e Barcelos.
Segundo apurou O MINHO junto de fontes judiciais, as escutas telefónicas aos principais suspeitos e todo o trabalho dos investigadores criminais da GNR de Braga foram decisivos para o desfecho desta noite. Os oito arguidos ficam em prisão preventiva, dado que existem já no processo mais de 300 páginas de indícios compilados comprometendo os suspeitos.
Os magistrados judicial e do Ministério Público, a par dos advogados de defesa, começaram os trabalhos já por volta das 16:00, no Palácio da Justiça de Braga, procurando saber quais os arguidos que pretendem ou não prestar declarações, tendo três dos oito suspeitos dado a sua versão dos factos por que estão indiciados, todos de crimes de tráfico de droga.
Os oito homens suspeitos, dois de Braga e seis de Barcelos, foram detidos durante o fim de semana por militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da GNR de Braga, no centro histórico da cidade de Braga e em vários pontos do concelho de Barcelos, com elevadas quantidades de droga e muito dinheiro, além de dois revólveres e outros objetos relacionados com preparação do tráfico de estupefacientes, como revelou a O MINHO a GNR de Braga.
Entre os oito suspeitos, investigados desde há cerca de um ano pela GNR, encontram-se um serralheiro de Braga e um mecânico de automóveis de Barcelos, tendo todos os oito arguidos atividades profissionais, ainda segundo a GNR, em conferência de imprensa, na manhã desta segunda-feira no Comando Territorial de Braga.
Como O MINHO noticiou, a GNR apreendeu quatro placas de resina de haxixe, mais de quatro quilos de haxixe, 595 gramas de cocaína e 108 gramas de heroína.
Com idades entre os 30 e os 60 anos, os arguidos são suspeitos da prática do crime de tráficos de estupefaciente e estavam a ser seguidos pelos investigadores da GNR há vários meses.