Já neva no Minho. Os primeiros flocos começaram a cair a meio desta noite, em Castro Laboreiro, concelho de Melgaço.
Conforme noticiou O MINHO, era esperada a possibilidade de queda de neve a partir dos 1.200 metros a partir do final da tarde desta quinta-feira.
Num vídeo partilhado esta noite por um habitante de Castro Laboreiro, é possível ver-se aquela que é a primeira neve do ano de 2024.
Na freguesia de Gavieira, em Arcos de Valdevez, também há registo de queda de neve, partilhada nas redes sociais pela página “Montanhas do Norte”.
“Hoje [quinta-feira] ainda temos um dia com períodos de chuva a passar a aguaceiros. Temos a passagem de uma superfície frontal fria que neste momento [final da manhã] já começa a entrar em Viana do Castelo, onde deverá passar durante o período da tarde dando origem a aguaceiros, pontualmente acompanhados por trovoada e granizo, situação que se deverá prolongar até amanhã [sexta-feira]. Mas amanhã, a precipitação já será mais fraca e a diminuir de intensidade a partir da manhã”, adiantou a O MINHO Bruno Café, meteorologista do IPMA.
“Principalmente as serras da Peneda e Gerês poderão ter aqui queda de neve durante a próxima noite e, pontualmente, esta cota poderá baixar durante a madrugada e manhã de sexta-feira para os 1.000/800 metros”, disse o meteorologista.
Desconforto térmico
Entre hoje e amanhã, vai aumentar o vento, soprando “com mais intensidade nas faixas costeiras e serras altas”, o que, “por vezes, associado à descida da temperatura, vai dar origem desconforto térmico”.
Já o sábado e domingo serão secos e frios. As mínimas deverão chegar aos zero graus e aos 2ºC em Viana do Castelo. Já as máximas oscilarão entre os 12ºC e os 13ºC.
Com Pedro Luís Silva.