Alto Minho
Acordo judicial garante representação do Auto da Floripes
em
O “Auto da Floripes”, que se representa há mais de 200 anos no lugar das Neves, em Viana do Castelo, vai cumprir-se em agosto após o acordo judicial alcançado esta segunda-feira entre a comissão de festas e uma associação local.
Em causa está uma representação popular que todos os anos é feita na tarde de 5 de agosto, durante as festividades do lugar das Neves, comum a três freguesias, Vila de Punhe, Mujães e Barroselas, todas na margem esquerda do rio Lima, em Viana do Castelo.
Este ano, pela primeira vez, aquele que é considerado um dos momentos emblemáticos da romaria, estava em risco de não se realizar por divergências entre a comissão de festas e o “Núcleo Promotor do Auto da Floripes”.
A contestação chegou a tribunal em finais do mês de maio com a instauração, pela comissão de festas, de uma providência cautelar com a qual pretendia passar a ter “a exclusividade de promover, produzir, coordenar e representar” aquele auto.
A ação, movida contra o núcleo promotor e três dos seus elementos, visava ainda impedir que aquela associação representasse a peça a “qualquer título”.
Esta segunda-feira perante o juiz, e depois de quase três horas de negociações, as partes chegaram a acordo ficando a comissão de festas com a responsabilidade exclusiva da representação popular, durante as festividades daquele lugar ocorrem em agosto.
Durante o resto do ano, a peça de teatro popular poderá ser representada e divulgada pela comunidade local, onde se enquadra o Núcleo Promotor, entretanto constituído como associação cultural, legalmente instalada desde o passado dia 10 de junho.
À saída do tribunal, o presidente da comissão de festas, José Fernandes, manifestou-se “muito satisfeito” com o entendimento.
“A juíza deu-nos razão e quem vai promover o “Auto da Floripes” no dia 05 de agosto é a comissão de festas. A partir daí, é toda a comunidade que vai poder gozar do auto e não um grupo qualquer, individualmente”, sustentou.
Já para o presidente da associação “Núcleo Promotor do Auto da Floripes 05 agosto”, Pedro Rego, o acordo conseguido “veio demonstrar que a providência cautelar não fazia qualquer sentido”.
“O que faz sentido é aquilo que o Núcleo Promotor tem vindo a defender. Isto é, durante a romaria da Senhora das Neves a comissão de festas é a entidade organizadora por ser a responsável pelo programa festivo. Tirando o dia 05 de agosto, qualquer pessoa, entidade ou associação, pode promover e representar a peça porque ela é propriedade de toda a comunidade que compõe as freguesias de Barroselas, Vila de Punhe e Mujães”, explicou.
Pedro Rego adiantou que já em outubro, e como exemplo da divulgação que a associação tem vindo a realizar desde 2011, o “Auto da Floripes” vai ser promovido junto dos alunos do agrupamento de escolas de Barroselas.
“Para garantir a continuidade do “Auto da Floripes” é importante incutir o seu valor junto dos mais novos”, sublinhou.
O auto é levado à cena por cerca de 25 comediantes populares da região e baseia-se num episódio extraído da guerra entre o imperador Carlos Magno e o rei Turco Almirante Balaão, uma guerra entre cristãos e mouros, que os primeiros acabam por vencer.
Leia Também
-
Politécnico de Viana está a recrutar docentes
-
Seleção de basquetebol prepara apuramento para o Mundial com estágio em Viana
-
Sala do Ouro do Museu do Traje de Viana do Castelo distinguida a nível nacional
-
Garrafa em forma de orca feita no Politécnico de Viana ganha mais um prémio internacional
-
Politécnico de Viana integra Observatório Regional de Turismo Sustentável
-
Aproveite bem este fim de semana de sol e calor porque a chuva regressa na segunda-feira
EM FOCO
Politécnico de Viana está a recrutar docentes
Oportunidade
Braga recebe próxima edição da EuroRegião Talks
Este mês
Hot Deals da Cardan Braga têm oportunidades em Usados e Seminovos
A super-exposição vai estar disponível até 29 de maio
Populares
-
FutebolHá 1 dia
‘Craque’ de Cerveira assina contrato remunerado com o FC Porto
-
CávadoHá 2 dias
Quer comprar casa (ou terreno) em Esposende? Câmara vai vender algumas
-
Alto MinhoHá 1 dia
Ponte da Barca: Amazon lança série sobre a volta ao mundo de Fernão de Magalhães
-
CávadoHá 2 dias
Duas mulheres de Aveiro feridas após despiste numa ponte em Barcelos