Connect with us

Novo PDM de Guimarães privilegia atividade económica

Ave

Novo PDM de Guimarães privilegia atividade económica

A proposta final de Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Guimarães entra em vigor esta terça-feira, depois de ter sido publicada no Diário da República.

Em reunião de executivo, realizada a 15 de abril, e posteriormente em sede de Assembleia Municipal, no dia 4 de maio, foi aprovada, ao fim de 13 anos, a proposta de revisão do PDM, documento estratégico que define as regras para o uso, ocupação e gestão do território, com forte impacto na vida do Município, que influencia a realização de projetos, intenções, investimentos e obras a concretizar.

Na proposta apresentada pelo presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, o novo PDM privilegia a atividade económica e aumenta a área verde disponível, reduzindo a área de construção em cerca de 20%.

O renovado documento dá relevância a elementos naturais e ecológicos, com a preservação de corredores e sistemas ecológicos fundamentais, promovendo a compatibilização com os recursos patrimoniais que o concelho apresenta.

Relativamente à área de construção disponível, verifica-se um aumento da densidade de construção para favorecer a criação de núcleos populacionais e, deste modo, evitar a dispersão de edifícios e imóveis em Guimarães, o que permitirá reduzir custos de manutenção e de funcionamento de infraestruturas.

 

Mais em Ave

Bitnami