Seguir o O MINHO

Região

Açaí Natura investe 2,1 milhões em Portugal e vai abrir lojas em Braga e Guimarães

Empresa pretende abrir 60 lojas em Portugal

em

Foto: DR

A Açaí Natura, rede de lojas de açaí com fruta e granola detida por uma ‘private equity’ brasileira que possui sete unidades em Portugal, vai investir 2,1 milhões de euros até 2023 para atingir as 60 unidades no país.

Em entrevista à agência Lusa, o representante da marca em Portugal, Geraldo Lunes Neto, adiantou que 700 mil euros serão investidos já este ano na abertura de, “no mínimo”, 20 lojas, estando prevista a criação de 30 empregos diretos em 2019 e de 120 num horizonte de cinco anos. Atualmente a empresa tem 18 funcionários no país.

Este ano, as previsões apontam para um volume de negócios de 350 a 400 mil euros, mas o plano é, dentro de cinco anos, “estar a faturar em Portugal cerca de 12 milhões de euros”.

Atualmente com sete lojas abertas em Portugal e a oitava inauguração agendada para segunda-feira, em Faro, a Açaí Natura – cuja oferta assenta num produto processado a partir do fruto brasileiro açaí – é detida por uma ‘private equity’ de quatro sócios brasileiros.

Quatro das lojas em funcionamento em Portugal são lojas próprias e as restantes quatro operam em regime de ‘franchising’, sendo que a expansão da marca no país se fará agora através de franchisados, estando já assinados os contratos para espaços em Guimarães, Braga e Albufeira e decididas novas aberturas em Lisboa, no Porto e em Faro.

Em setembro de 2017, aquando da inauguração da primeira loja da Açaí Natura em Portugal (no centro comercial Atrium Saldanha, em Lisboa), numa altura em que a empresa tinha ainda como sócio o investidor português Mário Dinis Lucas, foi apontado como objetivo (não concretizado) chegar aos 30 espaços no final de 2018.

“Houve um ajuste de estratégia, repensámos o negócio para desenvolver melhor a cadeia de abastecimento dentro de Portugal, desde a produção do açaí ao fabricante de quiosques e ao distribuidor de frutas frescas”, afirmou Geraldo Lunes Neto.

Conforme explicou à Lusa o empresário, o ano 2018 foi de “teste do modelo de negócio”, em que o foco não foi a faturação, mas a avaliação da operação de lojas, dos fornecedores e da fórmula do produto, que é “exclusiva da marca”: “Importamos o açaí do Brasil e depois processamos o produto em Portugal, numa fábrica em Vialonga [Vila Franca de Xira], onde temos arrendada uma linha de produção”, disse.

Convicto de que “o potencial do produto é enorme”, Lunes Neto considera haver também “muito potencial” para o crescimento da marca no mercado português, até porque o produto da Açaí Natura “foi desenvolvido baseado nos gostos europeus”.

“Adaptámos a fórmula brasileira do produto ao gosto europeu, embora mantendo as características funcionais e os benefícios estruturais do açaí, fruto que está hoje já muito difundido na América do Sul, no Brasil e em alguns outros países”, disse.

Atualmente presente no Brasil e em Portugal, a Açaí Natura pretende expandir-se por toda a Europa, tendo previstas aberturas em Espanha e em França “nos próximos quatro meses”.

“É só uma questão de ajustes da nossa cadeia de abastecimento. O nosso operador logístico já opera em toda a Europa e estamos prontos abrir qualquer unidade Açaí Natura em qualquer país europeu”, garantiu.

Segundo adiantou, num “primeiro momento”, o objetivo é “expandir com foco em França, Inglaterra, Espanha e Itália”, mas, “num segundo momento”, estão também nos radares da empresa “os países nórdicos, que têm um hábito de consumo de gelados muito forte”.

Apesar de privilegiar espaços em centros comerciais, “por terem uma grande concentração de pessoas”, a estratégia da Açaí Natura prevê também a abertura de lojas de rua, “em artérias como a rua Garrett, em Lisboa, e a rua de Santa Catarina, no Porto, que tenham muito movimento de transeuntes”.

“Até abril/maio vamos também estar no aeroporto de Lisboa”, adiantou Geraldo Lunes Neto, explicando que “os aeroportos são um ponto estratégico muito importante para a marca”, no sentido da sua divulgação internacional.

Precisamente para reforçar a estratégia de internacionalização da marca a Açaí Natura participa de domingo a quarta-feira na Franchise Expo Paris, uma das maiores feiras do mundo, que conta com mais de 495 marcas em representação de 90 setores de atividade e que em 2018 recebeu mais de 36 mil visitantes.

Atualmente a Açaí Natura está presente em Portugal em Lisboa (Atrium Saldanha), Oeiras (Oeiras Parque), Alcochete (Freeport), Algarve (Aqua Portimão e Aeroporto Internacional de Faro) e Porto (Parque Nascente e Aeroporto Internacional do Porto).

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Braga

Bilhetes para o concerto de Bryan Adams em Braga à venda desde a meia-noite

Espetáculo marcado para o Altice FORUM, no dia 07 de dezembro

em

Foto: Divulgação

Os bilhetes para o concerto de Bryan Adams, marcado para o próximo dia 07 de dezembro, no Altice FORUM, em Braga, já se encontram à venda, desde as 0:00 horas deste sábado.

Com um preço que varia entre 35 e 100 euros, os ingressos podem ser comprados online no site da BlueTicket em blueticket.pt/Event/4319/BRYAN-ADAMS.

“Com uma carreira de mais de 4 décadas recheada de grandes sucessos de rock’n’roll, marcados pelo positivismo e boa disposição, o músico canadiano anuncia a tournée mundial ‘Shine A Light’ que passará por Portugal em dezembro – dia 6 na Altice Arena e 7 no Altice Forum Braga”, pode ler-se na apresentação dos dois espetáculos anunciados pelo cantor canadiano no início da semana.

“O novo álbum ‘Shine A Light’ já está nas lojas desde dia 1 de março e o single de estreia com o mesmo nome é da co-autoria de Ed Sheeran. “Conheci o Ed em Dublin no passado num dos seus espetáculos e mantivemos contacto. Um dia enviei-lhe um refrão que tinha para uma canção à qual chamei ‘Shine A Light’ e perguntei se ele queria colaborar. Recebi de volta alguns versos … vocês deviam ouvi-lo a cantar aquilo!”, é dito.

A entrega dos bilhetes comprados online é feita pela DHL, numa parceria comentada pelo cantar, e na qual é prometido plantar uma árvore por cada encomenda.

“Esta parceria com a DHL tem uma importante mensagem ambiental. Espero que esta mensagem seja replicada em outras parcerias como esta porque nós humanos precisamos de fazer o máximo possível para cuidar do planeta”, diz Bryan Adams a propósito desta parceria.

Um dos mais aclamados cantores e compositores da atualidade, Bryan Adams é conhecido por sucessos como “(Everything I Do) I Do It For You”, “Summer Of ’69” e a sua colaboração com Rod Stewart e Sting – “All for Love”. Já teve temas em nº1 em mais de 40 países e vendeu mais de 65 milhões de álbuns por todo o mundo. A par destes números impressionantes, as suas memoráveis apresentações ao vivo valem-lhe o estatuto de uma das maiores estrelas rock do nosso tempo.

Na noite anterior ao concerto em Braga, Bryan Adams estará em Lisboa, num espetáculo na Altice Arena.

Continuar a ler

Barcelos

Dulce Pontes, Agir, Blaya, Tito Paris e Toy na Festa das Cruzes em Barcelos

Câmara anunciou descontos na CP no comboio regional e inter-regional

em

Foto: DR

O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, deu esta sexta-feira a conhecer os principais destaques da Festa das Cruzes 2019, na cerimónia de apresentação que decorreu no Jardim das Barrocas.

A primeira grande romaria do Minho, que decorre entre 25 de abril e 06 de maio, apresenta Dulce Pontes, Agir e Blaya como cabeças de cartaz, mas nomes como Tito Paris, Toy, Daniel Pereira Cristo e Rão Kyao também passarão pela Frente Ribeirinha, que este ano é o palco principal.

Miguel Costa Gomes referiu, na sua intervenção, que a Festa das Cruzes é “uma festa de Barcelos, para Barcelos e para o mundo, onde o religioso e o profano se mesclam de forma harmoniosa”, dando particular destaque aos feriados 1 e 3 de maio que são os pontos altos.

O Provedor da Real Irmandade do Senhor da Cruz, Pedro Ferreira, anunciou que este ano vão tentar “trazer para dentro da igreja um pouco da festividade que existe no exterior”.

Uma das grandes novidades desta edição é o regresso do Fogo Preso (dia 02 de maio), espetáculo pirotécnico que se junta ao fogo de artifício do dia 25 de Abril, ao Fogo da Ponte (27), ao Espetáculo Piromusical (30) e ao Fogo do Rio (3 de maio).

Este ano, continua a parceria com a CP – Comboios de Portugal, em que todos aqueles que quiserem visitar Barcelos, nos dias 01 e 03 de maio, têm um desconto de 30% no comboio regional e inter-regional.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Mercadona e Aldi apontam para Viana

Cadeia espanhola vai entrar este ano no país, e empresa alemã tem lojas em nove distritos

em

Foto: DR

O grupo espanhol Mercadona, que está a preparar a expansão para Portugal, e a cadeia alemã Aldi, que conta com lojas em nove distritos, estão a estudar a possibilidade de abrir unidades em Viana do Castelo.

Mercadona já começou a recrutar em Braga

Segundo avança a Rádio Alto Minho, que cita fonte camarária, os grupos estão interessados na zona norte do concelho.

Marcas da Mercadona vão falar “portunhol”

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, vai inaugurar em 02 de julho em Canidelo, concelho de Vila Nova de Gaia, o seu primeiro estabelecimento em Portugal e até ao final do ano abrirá mais nove, todos no norte, inclusive em Braga e em Barcelos.

Continuar a ler
Anúncio

ÚLTIMAS

Reportagens da Semana

EM FOCO

Populares