Autarcas do Cávado “surpreendidos” com “aumento desproporcional” de portagem na A3

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado afirmou esta sexta-feira estar “estupefacto e surpreendido” com o “aumento desproporcional” de 20 cêntimos na portagem da A3, que liga o Porto a Valença.

Em declarações à Lusa, Ricardo Rio, que é também presidente da Câmara Municipal de Braga, referiu entender que haja “ajustes” no preço das portagens, alertando que um aumento daquele valor vai interferir com a economia da região, embora tenha dito acreditar que “não vai causar uma diminuição direta” da atividade económica dos concelhos abrangidos por aquela autoestrada.

A Brisa anunciou os novos tarifários para a rede de autoestradas que gere, sendo que na A3 verifica-se o quarto maior aumento no preço de portagens, de 20 cêntimos, passando a custar 9,95 euros percorrer a autoestrada que liga Porto a Valença, segundo o sítio da internet do Automóvel Clube de Portugal.

“Este aumento anunciado deixa-me estupefacto e surpreendido. Até entendemos que sejam feitos ajustes ao preço das portagens agora deste montante é que já não entendemos porque”, afirmou Ricardo Rio.

O responsável pela CIM do Cávado, que agrega os concelhos de Braga, Amares, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, salientou que a questão não está no aumento do valor da portagem.

Questionado sobre se o aumento da portagem na A3 pode ter consequências na economia da região, o autarca mostrou-se convencido que não terá diretamente: “Claro que vai ter reflexos no aumento de custos das empresas e dos operadores da região mas estou convencido que não vai prejudicar de uma forma direta a atividade económica da região, embora vá, obviamente, resultar num aumento de custos”, referiu.

Além da subida de preço na A3, a Brisa anunciou que as portagens na autoestrada Lisboa-Porto (A1), da rede Brisa, vão subir 45 cêntimos a partir de 01 de janeiro para a classe 1, sendo este o maior aumento registado na atualização feita pela empresa, que afeta 26% dos troços.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

SC Braga empata na despedida da Taça da Liga

Próximo Artigo

Deputada do PCP questiona Governo sobre falta médico em extensão de saúde de Viana

Artigos Relacionados
x