Braga: 20 farmácias mediram hoje tensão arterial a 336 pessoas

Hipertensão é a doença crónica mais frequente
Foto: DR / Arquivo

Um grupo de 20 farmácias de Braga uniu-se, na manhã de hoje, numa ação comum, gratuita, de alerta e prevenção para o problema da Hipertensão Arterial (HTA), a doença crónica mais frequente em Portugal.

Com equipas instaladas na Avenida Central e no parque desportivo da Rodovia, as farmácias, com 15 pessoas, mediram a tensão a 336 pessoas, com mais de 18 anos: “Na instalação que montamos na Avenida Central medimos apenas a tensão às pessoas que aceitaram fazê-lo. Mas na área da Rodovia, mediu-se também a massa corporal e o tamanho da cintura”, disse a o MINHO, a farmacêutica Narcisa Dias, uma das organizadoras.

A profissional salientou que os resultados obtidos serão, agora, analisados por profissionais de saúde e as pessoas alertadas no caso de ter sido detetado algum problema na tensão arterial: “Sendo um problema de saúde, a avaliação da pressão arterial é fundamental para a sua deteção”, vincou, sublinhando que na zona de Braga terá sido a primeira vez, sob a égide da Associação Nacional de Farmácias e em parceria com a Câmara Municipal de Braga , que as farmácias de Braga se uniram num projeto conjunto.

Narcisa Dias sublinhou, ainda, que a iniciativa prossegue nas 20 farmácias aderentes, onde, até 31 de maio, os bracarenses podem medir, gratuitamente, a tensão arterial: “foi pena que tenha sido anulada a ação prevista para a semana anterior, por causa da chuva. Mas vamos repetir a iniciativa, e agora em melhores condições porque já sabemos qual o melhor local para nos instalarmos e o melhor modo de abordar as pessoas”, vincou.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Golaço do meio-campo em Ponte de Lima

Próximo Artigo

É português o vencedor do prémio de melhor realizador em Cannes

Artigos Relacionados
x