O novo treinador do SC Braga, Daniel Sousa, foi eleito Treinador do Ano, na Gala do Desporto de Barcelos, que se realizou na noite deste domingo.
O técnico natural de Aborim, Barcelos, assinou por duas épocas pelo SC Braga, depois de ter representado o Arouca na última época e, em 2022/23, o Gil Vicente. Como treinador adjunto, orientou clubes como Marselha (França) ou Chelsea (Inglaterra).
Daniel Sousa não esteve presente na gala e esteve em sua representação César Gomes, treinador do guarda-redes da sua equipa técnica.
Hélder Pimenta Gonçalves, ciclista da Rádio Popular Boavista, foi reconhecido pelo júri como Atleta do Ano. Já Pedro Figueiredo, árbitro internacional de hóquei em patins, é o juiz do ano.
Como Dirigente do Ano, foi distinguido Fernando Sineiro, presidente da Associação de Futebol Popular de Barcelos e ex-presidente da Assembleia Geral do Gil Vicente.
Na categoria de Atleta Revelação, a nadadora Diana Gomes de Freitas foi a vencedora.
A seleção dos galardoados foi feita por votação do júri, composto por personalidades ligadas ao desporto e comunicação social, incluindo O MINHO.
Já através do voto do público, a Meia Maratona do Cávado foi considerada o Evento do Ano.
Foram distinguidos ainda dezenas de campeões nacionais, de diversas modalidades, que triunfaram na época desportiva 2022/23 e no ano de 2023.
Esta foi a terceira edição da Gala do Desporto de Barcelos, depois de ter decorrido também em 2019 e 2021.