ONU está há 10 anos em Guimarães

Governança Eletrónica Orientada para a Política

Foi no dia 23 de maio de 2014 que se formalizou a criação da UNU-EGOV Unidade Operacional das Nações Unidas para a Governança Eletrónica Orientada para a Política, uma unidade de investigação, serviços de aconselhamento e formação sedeada em Couros, Guimarães.

Em comunicado, a autarquia detalha que o décimo aniversário decorreu na quinta-feira, no Centro Cultural Vila Flor, a cerimónia comemorativa do seu 10º aniversário.

Nas intervenções protocolares, Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara de Guimarães, endereçou os parabéns a “todos quantos, ao longo destes 10 anos, contribuíram para fazer da UNU-EGOV uma unidade especial.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, felicitou todos quantos trabalham na UNU-EGOV e destacou as funções que a literacia digital representam num mundo em mudança acelerada.

Delfina Soares, diretora da UNU-EGOV, chamou a atenção para a importância de celebrar, como forma de analisar tudo o que foi realizado nos 10 anos de existência da unidade, que conta como 37 investigadores de 18 nacionalidades.

Anunciou ainda a criação de um Comité de Aconselhamento que permitirá obter recomendações e orientações para que o trabalho desempenhado pela UNU-EGOV possa ser o mais consequente e atual possível.

Destaque para a palestra intitulada “IA como propulsora da Governança Digital”, proferida por Tshilidzi Marwala, Subsecretário Geral das Nações Unidas e reitor da Universidade das Nações Unidas, que incidiu sobre as vantagens, mas também os perigos associados, à utilização da Inteligência Artificial.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Mariana Machado vence ouro nos 5.000 metros

Próximo Artigo

Mais uma: Fernando Pimenta medalha de ouro em K1 1000 na Taça do Mundo

Artigos Relacionados
x