Ex-Vitória Tapsoba conquista ‘dobradinha’ na Alemanha

Maior transferência de sempre dos vimaranenses

O antigo defesa-central do Vitória, Edmond Tapsoba, e o ‘seu’ Bayer Leverkusen, o primeiro campão invicto da história da Liga alemã de futebol, no seu inédito êxito na competição, conquistaram hoje a Taça da Alemanha, ao vencer o Kaiserslautern, da segunda divisão, por 1-0, em Berlim.

Cumprindo com o seu favoritismo, a equipa do espanhol Xabi Alonso assegurou uma inédita ‘dobradinha’, que ajudou a atenuar o desalento desta semana ter perdido a final da Liga Europa, ante os italianos da Atalanta, por 3-0, em Dublin.

Foi aos 16 minutos que o experiente médio suíço Granit Xhaka aproveitou uma bola solta fora da área para atirar para fora do alcance do guarda-redes, fazendo o único golo da partida.

Com 73% de posse de bola ao intervalo, o Leverkusen sofreu um revés aos 44 minutos, quando o defesa marfinense Odilon Kossounou foi expulso, por acumulação de cartões amarelos.

Apesar de ter um jogador a mais, o Kairserslautern, 13.º classificado da segunda divisão, nunca conseguiu pegar no jogo e empurrar o seu adversário, estando sempre mais perto de sofrer o segundo tento.

Este é o segundo triunfo do Bayer Leverkusen na Taça da Alemanha, depois do êxito em 1993, num historial que conta com três finais perdidas.

O Kaiserslautern também tem dois troféus, em 1990 e 1996, sendo que esta foi a sexta final perdida.

O Bayern Munique lidera com 20 triunfos, seguido do Werder Bremen, com seis, e do Schalke 04, com cinco.

Tapsoba, internacional pelo Burkina Faso, jogou em Guimarães até janeiro de 2020, tendo sido vendido aos alemães do Leverkusen por 18 milhões de euros, aos que se somaram mais 2,5 (por 15% do passe), em 2022, a maior transferência de toda a história do Vitória SC. Esta época, jogou 29 partidas pelos alemães.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Temido defende criação de “canais seguros de migração”

Próximo Artigo

Braga mostra pesar pela morte de artista Margarida Costa

Artigos Relacionados
x