Os Bombeiros de Guimarães concretizaram recentemente uma intervenção na nave principal do Santuário da Penha no âmbito dos preparativos da Páscoa.
“Tratou-se de um trabalho de limpeza em altura realizado por uma equipa dos Bombeiros Voluntários de Guimarães”, explicou Roriz Mendes, juiz da Irmandade da Penha, citado em comunicado do santuário. Os elementos da corporação procederam à limpeza dos pontos altos do santuário, limpando teias de aranha em locais que não seria possível atingir a partir do chão.
Roriz Mendes elogiou a “disponibilidade, a cooperação e a eficácia” da equipa de operacionais da corporação de bombeiros vimaranense que celebrou 147 anos no passado domingo.
A intervenção no monumento de arquitetura religiosa, da autoria de Marques da Silva, antecede o concerto agendado para o próximo dia 28 de março no âmbito do programa cultural e religioso “Da Quaresma à Páscoa”.
No contexto da iniciativa, a Penha acolhe um concerto do VIII Festival Internacional de Música Religiosa e integra a exposição “A Paixão em Guimarães”.
Até ao dia 31 de março, no Santuário da Penha, a Irmandade da Penha disponibiliza peças de “elevada qualidade artística”, relacionadas com a Quaresma, que integram a exposição que também poderá ser visitada em mais 17 igrejas, passos da Paixão e museus vimaranenses.
Por cada museu ou igreja visitada será oferecido um marcador. A exposição está aberta ao público, de terça a domingo, das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.
Também com o apoio da Irmandade da Penha, no dia 28 de março, às 17:00, o Santuário da Penha será palco de um concerto do Quarteto de Cordas de Guimarães, um projeto inovador de residência artística, com a participação da soprano Silvia Di Falco, vencedora do prémio do público no VI Concurso Internacional de Voz “Carlos Gomes” para ópera e opereta em Turim.
A entrada no concerto do Festival Internacional de Música Religiosa e gratuita, apenas condicionada à capacidade do Santuário.
O programa “Quaresma à Páscoa” é promovido pelo Município de Guimarães, com o apoio de 15 entidades, integrando ainda celebrações religiosas.