Município reordena tráfego e estacionamento na Rua do Raio

O Município de Braga está a reordenar o tráfego e estacionamento automóvel na Rua do Raio, uma das principais artérias da cidade que apresenta diversos problemas na circulação automóvel. A Autarquia adiantou que a intervenção “pretende garantir uma maior fluidez do trânsito nesta artéria, que é término e início de sete linhas de transportes coletivos, consolidando assim a via BUS que é constantemente condicionada pela utilização ilegal da outra via como local de estacionamento”.

Segundo João Rodrigues, vereador responsável pela gestão e conservação do espaço público, “a medida é apenas uma das que serão implementadas nas próximas semanas e que têm como finalidade o reordenamento de algumas vias de trânsito”.

“Existem pontos críticos que, devido à existência de um grande aglomerado de serviços, têm de ser intervencionados. Não se justifica, por exemplo, que quem queira atravessar a Rua do Raio perca, por vezes, mais de 15 minutos porque houve alguém que deixou o automóvel mal estacionado”, sustenta, notando que serão remarcados e sinalizados os lugares de paragem junto à Creche, “por forma a que os pais das crianças possam, de forma rápida e segura, deixar e ir buscar os filhos”.

Impedir estacionamento na rua

No eixo da rua está a ser colocada uma separação das vias através de balizas flexíveis, vermelhas e amarelas, refletoras, para impedir a utilização da via de trânsito geral como estacionamento. Além desta separação, proceder-se-á à colocação de sinalização vertical mais clara no Largo da Senhora-a-Branca e após a entrada do Parque de Estacionamento do Rechicho. De referir que a via BUS pode receber velocípedes, motociclos, veículos prioritários e de recolha de resíduos sólidos urbanos.

A intervenção melhora a definição do cruzamento da Rua do Raio com a Avenida da Liberdade. Assim, os veículos que pretendam descer a Avenida da Liberdade pelo lado esquerdo do túnel, deverão colocar-se na via da esquerda da Rua do Raio. Já os veículos que se situarem na via central podem seguir em frente ou descer a Avenida da Liberdade pelo lado direito. A via da direita continuará reservada a transportes públicos. Esta definição será feita através de sinalização vertical e horizontal.

A medida inclui igualmente a alteração de lugares de cargas e descargas nas proximidades do Centro Comercial Rechicho, procurando servir mais eficazmente os estabelecimentos.

Na Rua D. João Cândido de Novais e Sousa, entre a saída do Parque de Estacionamento do Rechicho e o entroncamento desta via com a Rua do Raio, serão também colocadas balizas flexíveis por forma a impedir o estacionamento ilegal. Em toda a área será dada especial atenção à fiscalização das normas de trânsito, com incidência na paragem e estacionamento.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Presidente da Póvoa de Lanhoso quer demolir vivenda ilegal de vereador do PS

Próximo Artigo

Mulher desaparecida de Rossas encontra-se livre de perigo

Artigos Relacionados
x