Seguir o O MINHO

Braga

Vieira do Minho ganhou viatura para prevenção e combate a incêndios doada pela REN

Fica ao serviço da proteção civil municipal

em

Foto: Divulgação

A REN – Redes Energéticas Nacionais doou uma viatura à Câmara de Vieira do Minho, no âmbito da sua política de apoio às comunidades locais, reforçando o compromisso da empresa com a prevenção e combate aos incêndios rurais, foi hoje anunciado. A viatura vai reforçar as equipas de proteção civil do município.

Para António Cardoso, presidente da Câmara de Vieira do Minho, citado em comunicado, a “atribuição desta viatura vem reforçar o parque de viaturas do Município, e ser um importante contributo na realização das ações de Defesa da Floresta contra Incêndios”.

Para João Gaspar, a doação desta viatura “significa o reconhecimento da importância do trabalho de proximidade com as equipas de proteção civil da autarquia, num concelho onde existem infraestruturas da REN”. Este trabalho de parceria na defesa da floresta contra incêndios não se realiza apenas na época crítica. A REN tem um plano estruturado de prevenção em articulação com as autoridades competentes durante todo o ano, como a limpeza dos corredores de transporte de energia, que aumentam a resiliência aos incêndios rurais das nossas infraestruturas e dos territórios onde as mesmas se encontram implantadas, facilitando o combate de Bombeiros e Equipas de Proteção Civil”, salienta ainda.

Nos últimos três anos, no concelho de Vieira do Minho, a REN limpou mais de 140 hectares nos seus corredores de transporte de energia, tendo plantado nessas áreas mais de 47 mil árvores autóctones que permitem aumentar a biodiversidade local, assim como melhorar a resiliência da floresta aos incêndios florestais.

Desde 2009, a REN doou 82 veículos no âmbito da prevenção de fogos florestais. 53 veículos foram doados a corporações de Bombeiros Voluntários e 29 a equipas de prevenção de incêndios da proteção civil das autarquias.

Atualmente, a REN é responsável pela limpeza de mais de 21 mil hectares de floresta em todo o país. Nos últimos 5 anos foram limpos mais de 39 mil hectares, o equivalente a uma autoestrada entre Portugal (Lisboa) e Moçambique (Tete). Em 2020, foram limpos cerca 10 603 hectares, dos quais 9587 em servidões e 1092, em propriedades próprias das concessões.

Populares