Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Viana quer realizar Jogos Náuticos do Atlântico em 2020

Cidade já apresentou a candidatura.

em

Foto: DR/Arquivo

Viana do Castelo anunciou esta quinta-feira a candidatura do município à organização dos Jogos Náuticos do Atlântico em 2020. O Comité Internacional dos Jogos Náuticos do Atlântico e o Presidente do Comité Regional Olímpico de Pays de La Loire estiveram na cidade e foram recebidos por José Maria Costa, presidente da Câmara.


A comitiva visitou o Centro de Mar, os Centros Náuticos de Viana do Castelo e foi-lhes ainda apresentado o projeto educativo “Náutica nas Escolas”, desenvolvido pelo município nas escolas do concelho. No atual ano letivo, o projeto conta com 1.911 alunos, de 11 escolas e 95 turmas.

O autarca revelou também a intenção do concelho acolher um seminário sobre Nautismo nas cidades do Arco Atlântico, em maio de 2019.

“A intenção de Viana do Castelo foi muito bem acolhida, atendendo ao trabalho desenvolvido na náutica e à experiência na organização dos Jogos Náuticos do Atlântico, que a cidade já recebeu em 2009 e em 2013.
A comitiva visitante elogiou a participação dos atletas vianenses na última edição, que decorreram em Saint Nazaire, Pays de La Loire, em França, no final do mês de agosto, e onde os atletas de Viana do Castelo conquistaram 27 medalhas”, diz o comunicado da autarquia.

Nos jogos, os atletas vianenses arrecadaram sete medalhas de ouro, doze medalhas de prata e oito medalhas de bronze. Na classificação por países e regiões, Viana do Castelo, que representou Portugal, alcançou o terceiro lugar da geral, sendo apenas superada pelos atletas da França e Alemanha.

Anúncio

Viana do Castelo

Motociclista morre após cair de ponte em Viana

Acidente

em

Foto: DR

Um motociclista morreu depois de entrar em despiste numa ponte da EN 202, em Viana do Castelo, caindo para o quintal de uma casa.

Ao que apurou O MINHO, o homem, com cerca de 30 anos, entrou em despiste com uma mota de alta cilindrada em cima da Ponte de Portuzelo, na freguesia de Meadela, acabando por cair de vários metros no quintal de uma habitação.

Para o local foram acionados os Bombeiros Sapadores de Viana, de forma a efetuar o resgate da vítima, mas constataram que a mesma não resistiu aos ferimentos do acidente.

O óbito foi declarado no local pela equipa médica da VMER de Viana. Também a Ambulância de Emergência Médica esteve no teatro de operações.

O corpo da vítima foi transportado para o gabinete médico-legal de Viana do Castelo.

A PSP registou a ocorrência.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Mulher encontrada em estado de decomposição em casa em Viana

Óbito

em

Foto: DR

O corpo de uma mulher, com cerca de 80 anos, foi encontrado ao início da tarde deste domingo numa habitação no centro histórico de Viana do Castelo, em estado de decomposição.

Ao que apurou O MINHO junto de fonte dos bombeiros, a vítima estaria “há vários dias” morta em casa sem que ninguém desse por ela.

Uma vizinha, que estranhou já não a ver desde o início da semana, alertou os serviços de emergência por considerar que algo de estranho se passava.

Uma ambulância de socorro dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo deslocou-se ao local para dar assistência à vítima, mas já nada havia a fazer, pois apresentava já vários sinais de decomposição cadavérica.

Para remover o cadáver, foi necessária a utilização, por parte dos bombeiros, de equipamento de respiração adequada a incêndios, face ao intenso odor a cadáver que se fazia sentir dentro de casa.

O MINHO sabe que alguns familiares acorreram ao local, acompanhados por agentes da PSP daquela cidade.

Vizinhos indicaram que a mulher vivia sozinha naquela habitação.

A falecida foi transportada para o gabinete médico-legal de Viana do Castelo.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Nadadores salvaram 23 pessoas de afogamento nas praias de Viana durante o verão

Coordenada Decimal

em

Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo

O Centro de Mar, instalado a bordo do navio-museu Gil Eannes, acolheu hoje de manhã uma sessão de agradecimento aos 38 nadadores salvadores que asseguraram a vigilância de 13 praias do concelho ao longo de 96 dias de época balnear.

Na cerimónia, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, o comandante da Capitania e o vereador do Ambiente agradeceram aos nadadores salvadores e à direção da Coordenada Decimal o trabalho realizado nas praias de Viana do Castelo, destacando-se as 960 horas de vigilância e os 16 mil quilómetros percorridos pelas duas viaturas de apoio.

Ao longo da época balnear, foram registadas 229 ocorrências, não tendo sido assinalada qualquer vítima mortal. Foram registadas 125 ocorrências em praticantes de atividades náuticas e foram realizadas manobras de primeiros socorros em 113 ocorrências entre os veraneantes.

Houve necessidade de se proceder a evacuação hospitalar em 52 casos, tendo sido ainda promovidas 14 assistências na via pública. Os nadadores salvadores promoveram 23 salvamentos aquáticos ao longo destes mais de três meses. Os resultados obtidos revelaram da parte dos nadadores salvadores um trabalho importante de prevenção, treinos, dedicação e sensibilização da comunidade.

Os nadadores salvadores foram responsáveis pela vigilância de 24 quilómetros de costa, assegurando a segurança de 13 praias vigiadas e de 40 recantos.

Mais uma vez, o Município de Viana do Castelo ostentou 8 bandeiras azuis nas praias de Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Amorosa e Castelo do Neiva

A vigilância, assistência e socorro balnear esteve a cargo da Associação de Nadadores Salvadores Coordenada Decimal, operando em conjunto com a Autoridade Marítima.

Continuar a ler

Populares