Seguir o O MINHO

Guimarães

Veteranos da Polícia do Exército homenageiam D. Afonso Henriques em Guimarães

No aniversário da associação

em

Foto: Rui Dias / O MINHO

A Associação Veteranos Lanceiros de Portugal (AVPL) comemora este sábado, dia 29 de maio, o seu segundo aniversário. A Associação, que está na reta final dos preparativos para a inauguração de um museu militar em Guimarães, não quis deixar passar em claro esta data, apesar da pandemia.

Às 12:00, foi prestada homenagem a D. Afonso Henriques, patrono do Exército português, com uma guarda de honra constituída por veteranos lanceiros e a deposição de uma coroa de flores na estátua do primeiro rei de Portugal, junto ao Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.

A comitiva seguiu depois para as instalações da AVPL, cedidas por protocolo com a Santa Casa de Misericórdia. A direção aproveitou a oportunidade para apresentar os trabalhos efetuados na sede e no novo espaço museológico aos sócios.
Às 13h00 decorreu uma cerimónia de homenagem aos lanceiros já falecidos, na “Estrutura de Homenagem aos Lanceiros de Portugal, situado junto ao Santuário da Penha.

Foto: Rui Dias / O MINHO

Foto: Rui Dias / O MINHO

O dia evocativo dos lanceiros terminou com um almoço de confraternização.

A Associação de Veteranos Lanceiros de Portugal nasceu do trabalho de um grupo de antigos lanceiros, reunidos, primeiro na Comissão de Lanceiros PM/PE Guimarães, que em 2019 se constituiu como associação para dar resposta aos muitos veteranos da Polícia do Exército e da Polícia Militar que a procuravam.

A associação realiza anualmente um grande convívio de Natal, na Penha, em Guimarães, onde reúne mais de uma centena de ex-militares e familiares da força de elite da cavalaria, vindos de todo o país.

Populares