Vale do Ave recebe primeira competição nacional com carros elétricos

Taça de Portugal das Novas Energias
Vale do ave recebe primeira competição nacional com carros elétricos

O Vale do Ave vai ser o palco da primeira edição da Taça de Portugal de Novas Energias, destinada a veículos puramente elétricos ou carregados através de uma célula de combustível a hidrogénio, anunciou hoje a organização.

Esta nova competição reservada a viaturas de série será disputada na variante de regularidade, com setores seletivos de rampa, rali e circuitos citadinos, nunca se solicitando o cumprimento de médias horárias superiores a 50 km/h.

A prova decorre nos dias 25, 26 e 27 de outubro e é organizada pelo Classic Clube de Portugal, que fez hoje a apresentação, em conferência de imprensa, realizada em Guimarães.

Orientada pelas denominadas ‘energias limpas’, e cumprindo todas as regras desportivas para este tipo de competições, a prova está limitada à participação de 20 equipas concorrentes, cuja inscrição será considerada por ordem de chegada.

Paulo Almeida, presidente da comissão organizadora da I Taça Portugal Novas Energias, vincou que esta competição pretende dar “passos firmes na descarbonização da mobilidade”.

O presidente da organização da prova destacou, ainda, alguns dos momentos mais importantes desde o arranque em Guimarães, a cerimónia de Partida e da Rampa da Penha, a passagem pelas classificativas utilizadas na etapa portuguesa do Mundial de Ralis, como o “Confurco” e o salto de “Fafe-Lameirinha”, passando, ainda, em Vila Nova de Famalicão onde terá lugar a “Electric Street Stage” noturna e em Vizela o “Circuito das Caldas de Vizela”, acabando com a “Power Stage” e a cerimónia final do pódio, em Santo Tirso.

“A Taça de Portugal de Novas Energias alia a sensibilização para as questões ambientais ao desporto automóvel com veículos elétricos, assumindo assim um particular relevo numa altura em que a temática da preservação do ambiente e das energias não poluentes é cada vez mais premente”, frisou, ainda, a organização.

Já o presidente da Associação de Municípios do Vale do Ave (AMAVE) e da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, destacou “a importância que a região tem no contexto da competição automobilística, tanto a nível nacional como internacional”.

A prova, com um percurso total de 222,35 quilómetros, repartidos por cinco etapas, contará com 52,159 quilómetros disputados em 14 setores seletivos e percorrerá todos os cinco concelhos que integram a Associação de Municípios do Vale do Ave: Guimarães, Fafe, Vila Nova de Famalicão, Vizela e Santo Tirso.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Assunção cristas e telmo correia colhem apoio mas também "resistência" em braga

Assunção Cristas e Telmo Correia colhem apoio mas também "resistência" em Braga

Próximo Artigo
Gabinete de arquiteto de ponte de lima distinguido na américa

Gabinete de arquiteto de Ponte de Lima distinguido na América

Artigos Relacionados