Seguir o O MINHO

Desporto

Vale do Ave recebe primeira competição nacional com carros elétricos

Taça de Portugal das Novas Energias

em

Foto: Divulgação

O Vale do Ave vai ser o palco da primeira edição da Taça de Portugal de Novas Energias, destinada a veículos puramente elétricos ou carregados através de uma célula de combustível a hidrogénio, anunciou hoje a organização.

Esta nova competição reservada a viaturas de série será disputada na variante de regularidade, com setores seletivos de rampa, rali e circuitos citadinos, nunca se solicitando o cumprimento de médias horárias superiores a 50 km/h.

A prova decorre nos dias 25, 26 e 27 de outubro e é organizada pelo Classic Clube de Portugal, que fez hoje a apresentação, em conferência de imprensa, realizada em Guimarães.

Orientada pelas denominadas ‘energias limpas’, e cumprindo todas as regras desportivas para este tipo de competições, a prova está limitada à participação de 20 equipas concorrentes, cuja inscrição será considerada por ordem de chegada.

Paulo Almeida, presidente da comissão organizadora da I Taça Portugal Novas Energias, vincou que esta competição pretende dar “passos firmes na descarbonização da mobilidade”.

O presidente da organização da prova destacou, ainda, alguns dos momentos mais importantes desde o arranque em Guimarães, a cerimónia de Partida e da Rampa da Penha, a passagem pelas classificativas utilizadas na etapa portuguesa do Mundial de Ralis, como o “Confurco” e o salto de “Fafe-Lameirinha”, passando, ainda, em Vila Nova de Famalicão onde terá lugar a “Electric Street Stage” noturna e em Vizela o “Circuito das Caldas de Vizela”, acabando com a “Power Stage” e a cerimónia final do pódio, em Santo Tirso.

“A Taça de Portugal de Novas Energias alia a sensibilização para as questões ambientais ao desporto automóvel com veículos elétricos, assumindo assim um particular relevo numa altura em que a temática da preservação do ambiente e das energias não poluentes é cada vez mais premente”, frisou, ainda, a organização.

Já o presidente da Associação de Municípios do Vale do Ave (AMAVE) e da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, destacou “a importância que a região tem no contexto da competição automobilística, tanto a nível nacional como internacional”.

A prova, com um percurso total de 222,35 quilómetros, repartidos por cinco etapas, contará com 52,159 quilómetros disputados em 14 setores seletivos e percorrerá todos os cinco concelhos que integram a Associação de Municípios do Vale do Ave: Guimarães, Fafe, Vila Nova de Famalicão, Vizela e Santo Tirso.

Anúncio

Desporto

SC Braga com duas medalhas de ouro no Open de Karaté de Lisboa

Karaté

em

Foto: Divulgação

Hélio Hernandez e Léa Barros vencerem, este fim de semana, a medalha de ouro no Open de Karaté de Lisboa, com vitórias contundentes nas suas categorias. Tânia Barros (prata) e Emma Barros (bronze), também subiram ao pódio na competição.

Numa das “mais competitivas e bem organizadas” competições “desta modalidade em Portugal”, como dá conta a secção de Karaté do SC Braga, em nota enviada a O MINHO, foram atletas de todo o mundo a competir na capital.

As medalhas foram conquistadas ao serviço da seleção nacional, que contou com quatro atletas do SC Braga, e os quatro saíram medalhados.

Hélio Hernandez esteve em destaque. Na categoria principal, modalidade de -84 quilogramas, foi o grande vencedor do torneio, firmando créditos que tem vindo a granjear nas competições mais recentes.

Léa Barros, a competir em júniores, -53 quilogramas, logrou o ouro, vencendo a categoria. A sua irmã, Tânia Barros, conquistou a prata em séniores, -50 quilos. Já a terceira das irmãs Barros, Emma, conquistou o bronze na categoria Kata, em juvenis.

Pelo SC Braga, também as atletas Beatriz Ferreira (júniores -59 quilogramas), Liliana Abreu (séniores +68 quilogramas) e Leonor Gonçalves (iniciados -40 quilogramas), conquistaram a medalha de bronze, na competição por clubes.

Por Braga, estiveram ainda em competição os atletas Guilherme Gonçalves, João Mendes, Mariana Silva e André Salsa.

Continuar a ler

Futebol

Euro2020: Cristiano Ronaldo admite que tem jogado limitado

Vai disputar o seu quinto campeonato da Europa de futebol

em

Foto: Divulgação

O internacional português Cristiano Ronaldo mostrou-se hoje “muito feliz” por poder disputar o seu quinto campeonato da Europa de futebol e admitiu que tem jogado como limitações físicas nas últimas três semanas.

“É um orgulho representar a minha seleção, ainda por cima com golos. Qualificámo-nos, era o que queríamos mais. Sabíamos que tínhamos de ganhar estes dois jogos e estou muito feliz por a equipa ter ganhado e conseguido a qualificação. Vai ser o meu quinto Europeu e estou muito feliz por isso”, afirmou Ronaldo.

O avançado falava aos jornalistas na zona mista do Estádio Josy Barthel, no Luxemburgo, onde a seleção nacional venceu por 2-0, com golos de Bruno Fernandes e do ‘capitão’, e confirmou o apuramento para o Euro2020 de futebol.

“É difícil jogar nestes campos, um campo de batatas. Não sei como é possível seleções deste nível jogarem em campos assim. O espetáculo não foi bonito, mas fizemos o nosso trabalho. O objetivo era passar”, observou o ‘7’ luso.

Ronaldo considerou que na fase final do Europeu “os candidatos são sempre os mesmos” e salientou mesmo que o estatuto de detentor do troféu não coloca Portugal entre os favoritos.

“Somos uma seleção difícil de bater, uma seleção que vai para o Europeu tentar ganhar outra vez, mas acho que favoritos são todos os outros”, referiu.

Com o tento no Luxemburgo, o avançado da Juventus chegou ao 99.º ao serviço da seleção nacional, sendo que o 100.º “vai aparecer de uma forma natural”, tal como os restantes recordes que tem em ‘mira’: “Todos os recordes são para bater e vou bater esses recordes. Vão acontecer de uma forma natural”.

Por outro lado, o avançado da Juventus comentou as dificuldades físicas que tem sentido nas últimas semanas e que o obrigaram a jogar condicionado, tendo afastado qualquer polémica com o treinador dos ‘bianconeri’, Maurizio Sarri, que o substituiu aos 55 minutos do jogo com o AC Milan.

“Nas últimas três semanas tenho vindo a jogar limitado. Não houve polémica, vocês é que gostam de a criar. Não gosto de ser substituído, ninguém gosta. Tentei ajudar a ‘Juve’ mesmo jogando lesionado. Nestes jogos da seleção, também não estava a 100% e continuo a não estar. Quando é para me sacrificar pelo clube e pela seleção, faço-o com todo o orgulho, porque sei que havia muito em disputa”, adiantou aos jornalistas.

De resto, Ronaldo lembrou que “é raro” lesionar-se e foi perentório na explicação: “O Inter está a fazer muita pressão à Juventus [na Serie A]. Não podemos ser moles, estamos dois pontos à frente [na classificação] e, se empatamos ou perdemos, eles passam-nos. Sacrifiquei-me em prol da equipa. Aqui [na seleção], não ganhando um dos dois jogos podíamos estar fora. Sacrifiquei-me também”.

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, venceu hoje por 2-0 no Luxemburgo, na última ronda do Grupo B, tendo conseguido o apuramento ainda antes do final do encontro, face ao empate da Sérvia.

Bruno Fernandes, aos 39 minutos, e Cristiano Ronaldo, aos 86, apontaram os tentos da formação das ‘quinas’, que vai marcar presença no Europeu pela oitava vez, e sétima consecutiva, desde 1996.

Portugal garantiu o segundo lugar do Grupo B, com 17 pontos, contra 20 da Ucrânia, que já estava apurada e empatou 2-2 na Sérvia (terceira, com 14), ainda com hipóteses de qualificação via ‘play-off’. O Luxemburgo somou quatro pontos e a Lituânia um.

Continuar a ler

Futebol

SC Braga triunfa em Santarém e alcança sexta vitória consecutiva na Liga

Campeonato nacional feminino

em

Foto: Divulgação / SC Braga

O Sporting Clube (SC) de Braga venceu (0-4), esta tarde de domingo, o CA Ouriense, em jogo a contar para a sétima jornada do campeonato nacional feminino de futebol (Liga BPI).

As gverreiras do Minho chegaram ao triunfo com golos de Vanessa (40′ e 90′), Jana (63′) e Macchia (91′).

Com este resultado, as bracarenses mantém-se no terceiro lugar, com 18 pontos, empatadas com o Sporting, que ocupa a segunda posição.

O SL Benfica lidera invicto, com 21 pontos.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares