Seguir o O MINHO

Braga

Um final feliz para a “Mimi” no Dia Mundial do Gato

“Uma vez vadio, sempre vadio”. No Dia Mundial do Gato, a história de “Mimi” que, com cinco meses, já foi resgatada três vezes

em

Foto: Cedida a O MINHO

“Uma vez vadio, sempre vadio”. No Dia Mundial do Gato, a história de “Mimi” merece destaque, ou não tivesse sido já resgatada por três vezes ao longo dos cinco meses de idade.

Rui Sousa, comercial da Carclasse em Barcelos, explica que a gata “Mimi” surgiu na sua vida há cerca de quatro meses, ainda bebé. “Um senhor chegou à nossa loja e tinha um gato vadio preso no motor. Tivemos de desmontar a parte dianteira da viatura para a conseguir retirar. Quando percebi que ninguém queria a gata, decidi ficar eu com ela”, conta a O MINHO.

Trouxe-a depois para Figueiredo, Amares, onde reside, para fazer companhia a outra gata, a “Princesa”. Mas, cerca de um mês depois, Mimi voltou a entrar para a zona de motor de um carro, e acabou por ser necessária a intervenção de um mecânico, para o segundo resgate do felino.

Nos últimos meses, tudo correu bem, até que esta quarta-feira, por motivos desconhecidos, a gata resolveu subir ao topo de uma árvore. E não quis descer.

“Tentei trepar a árvore mas quanto mais eu subia, mais ela se escondia. Resolvi deixar passar a noite, até porque estava a chover e fiquei com esperança de que ela descesse sozinha, mas hoje, ao acordar, percebi que permanecia lá em cima”, conta Rui.

Foi aí que decidiu ligar para os Bombeiros de Amares, que se deslocaram ao local com dois operacionais e uma autoescada. E o resgate foi concluído com sucesso, como nos conta João Ferreira, bombeiro que a retirou do topo da árvore em conjunto com a bombeira Cláudia Leitão.

“Não foi fácil numa fase inicial porque quando me aproximei ela subiu ainda mais”, explica o bombeiro. “Devia estar a uns 6 metros de altura quando finalmente a conseguimos resgatar. A partir daí foi simples”, acrescenta.

Foi então novamente entregue a Rui Sousa que não coube em si de contente. “Eu já me afeiçoei muito a esta gata. Levei-a há pouco tempo ao veterinário para vacinação e disseram-me que era provável que voltasse a fugir, porque é ‘arisca'”.

Durante esta quinta-feira, depois de resgatada, “Mimi” passou o dia a dormir. Mas depois de recuperar energias, certamente aprontará outras, ou assim já antecipa Rui.

“Ela dá muitos trabalho mas gosto muito dela. Está bem tratadinha, e nunca a vou abandonar, porque a partir do momento em que entra um animal em casa, passa a ser da família”, assegura.

Dia Mundial do Gato

Criado em 2002 pela International Fund for Animal Welfare, o Dia Mundial do Gato existe para “celebrar o animal de estimação mais popular do mundo” e que era venerado como os deuses no antigo Egito.

Estima-se que existem cerca de 500 milhões de gatos no mundo.

Anúncio

Braga

Ameaça polícia com faca em casa após ser alvo de denúncia em Braga

Violência

em

Foto: O MINHO

Um homem foi detido depois de puxar de uma faca de cozinha contra dois agentes da PSP que o interpelavam, à porta do seu apartamento, devido ao ruído excessivo com o televisor, na passada sexta-feira, em Braga.

O homem, de 56 anos, provocou momentos de tensão no prédio situado na Avenida de Barros Soares, na cidade bracarense, quando apontou uma faca com lâmina de 30 centímetros aos dois agentes.

Os polícias acabaram por conseguir imobilizar o homem com recurso a gás-pimenta, não utilizando as armas de serviço. O detido acabou por cair no sofá, onde lhe foi retirada a faca e colocadas as algemas.

A denúncia foi feita por vizinhos, cerca das 22:30 da passada sexta-feira. O homem acabou por receber assistência dos Bombeiros Voluntários de Braga, mas recusou transporte hospitalar.

Será presente, na segunda-feira, aos serviços de Ministério Público do Tribunal de Braga.

Continuar a ler

Braga

Governo quer baixar preços de estacionamento no Hospital de Braga

Empresa privada detém concessão até 2039

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

O Governo está a avaliar a possibilidade jurídica de intervir junto da entidade gestora do edifício do Hospital de Braga, de forma a baixar os preços praticados no parque de estacionamento daquela unidade, anunciou o Ministério da Saúde.

Em documento enviado à Assembleia da República, em resposta ao grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, “o Governo reconhece as queixas de utentes e profissionais, relativamente aos preços praticados no parque de estacionamento do Hospital de Braga e admite intervenção junto da Entidade Gestora do Edifício”.

“Os preços praticados pela empresa que está a explorar o parque têm sido motivo de queixa, quer por parte dos utentes, quer por parte dos profissionais, estando presentemente a ser avaliada a possibilidade jurídica de intervir junto da EGE”, refere o órgão que tutela a saúde em Portugal.

Sobre o pedido de tornar gratuito o estacionamento, feito pelos deputados do BE, eleitos pelo círculo eleitoral de Braga (José Maria Cardoso e Alexandra Vieira), o Governo diz ser inmpossível, uma vez que a concessão do estacionamento a uma empresa privada é válido até 2039.

Continuar a ler

Braga

Turista em estado grave após queda no Gerês

Cascatas do Tahiti

em

Foto: O MINHO

Um homem, com 51 anos, sofreu ferimentos graves na sequência de uma queda em cascatas do Gerês, ao final da manhã deste sábado, em Vilar da Veiga, concelho de Terras de Bouro, disse a O MINHO fonte envolvida no socorro.

No local, conhecido por albergar as famosas Cascatas do Tahiti, estiveram socorristas da delegação de Rio Caldo da Cruz Vermelha Portuguesa, acompanhados por elementos dos Bombeiros de Terras de Bouro.

A vítima, residente em Lisboa, caiu num pequeno lago (poço natural) depois de ter escorregado e caído de uma altura de seis metros.

Ao que apuramos, a vítima, em estado de hipotermia, sofreu ferimentos a nível do crânio.

Foi transportado para o Hospital de Braga.

O alerta foi dado cerca das 12:00 horas.

A GNR do Gerês registou a ocorrência.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

PASSATEMPO

ÚLTIMAS

Reportagens da Semana

Populares