A sargento-ajudante Maria José Costa é a nova comandante do Posto Territorial da GNR de Terras de Bouro, que será pela primeira vez liderado por uma mulher.
Maria José Costa tinha sido há já doze anos a primeira profissional da GNR a comandar um posto na região do Minho, no caso o das Taipas (Guimarães).
Depois de entre 2012 e 2014 ter sido a primeira mulher da Guarda a comandar um posto da GNR, não só no distrito de Braga, como em toda a região do Minho, nas Taipas, Maria José Costa passou pelo posto de Vila Verde.
A seguir foi adjunta do comando do Posto Territorial da GNR de Vila Verde, que chegou a comandar várias vezes, em suplência, e o seu bom desempenho terá sido determinante para a escolha de comandar a GNR em Terras de Bouro.
A sargento-ajudante, Maria José Gomes da Costa, de 47 anos, tinha sido colocada a 06 de outubro de 2014 no Posto Territorial da GNR de Vila Verde, tendo sido transferida, entretanto, a 19 de julho de 2021, para Lisboa, aquando da sua última promoção.
Encontrava-se durante os dois últimos dois anos e meio a prestar serviço na sede do Comando Territorial de Braga da Guarda Nacional Republicana, em Braga, assumindo agora já funções de comando em Terras de Bouro, zona que conhece muito bem.