Os distritos de Braga e de Viana do Castelo, bem como outros treze de Portugal continental, vão estar sob aviso amarelo na segunda-feira, devido à chuva, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Só Faro, Beja e Bragança não estarão sob aviso amarelo por esse motivo.
De acordo com o IPMA, no próximo dia 19, segunda-feira, é esperada precipitação “por vezes forte e persistente”, entre as 09:00 horas e as 18:00, estando também ativo, durante o mesmo período, o aviso amarelo para agitação marítima, com ondas de oeste que podem atingir os 5 metros.
Frentes provenientes de tempestade que se forma no Atlântico dirigem-se para Este e Norte devendo atingir a Península Ibérica, Bretanha (França) e as ilhas Britânicas com maior intensidade.
A primeira frente irá entrar em linha que se estende de Marrocos até à Irlanda e é o principal motivo dos avisos amarelos.
Boa notícia é que ao final da tarde de segunda-feira os efeitos dessa frente vão-se dissipar, regressando alguma estabilidade meteorológica, embora a chuva persista até quarta-feira.
Domingo sem chuva, mas com céu encoberto
As previsões mais recentes apontam para um fim de semana no Minho com alguma chuva ao início da manhã e da tarde, intercalando com períodos de céu nublado e algumas abertas. A chuva deverá dar tréguas entre as 16:00 de sábado e o início da madrugada de segunda-feira, embora o céu se vá apresentar muito nublado no domingo, ou até totalmente encoberto.
Ao longo da madrugada de segunda-feira os efeitos de uma tempestade vinda do Atlântico começa a fazer-se sentir, agravando as condições meteorológicas no Minho até final da tarde.
As temperaturas mínimas vão rondar os 8 graus Celsius e as máximas sobem aos 17.