Os tradicionais tapetes floridos voltam a embelezar as principais ruas de Caminha, esta quinta-feira, e nem o “temporal” que assolou a vila durante a noite desfez o trabalho dos jovens do concelho.
- Anúncio -
“O magnífico trabalho das comissões de rua resistiu, em boa parte, ao temporal que acabou por chegar durante a noite. Mesmo assim, é possível ver a maioria das incríveis composições que resultaram de horas a fio de esforço, de uma dedicação que começou há muitos dias, ao fim da tarde, ao serão, preparando flores e restantes elementos”, refere a autarquia, numa nota nas redes sociais.
Este ano, foram convidados jovens que vão participar nas Jornadas Mundiais da Juventude para participar na execução dos tapetes.
“Para além da religiosidade que lhe está associada, a Festa do Corpo de Deus continua a ser um cartão-de-visita da vila. Todos os anos, milhares de pessoas visitam Caminha e Vilarelho para admirarem as verdadeiras obras de arte elaboradas pelos caminhenses”, refere a Câmara, em comunicado.
Durante várias semanas as diferentes comissões de rua trabalharam nos preparativos dos tapetes.
Na noite que antecedeu a festividade, passaram a noite acordados a enfeitar as ruas, com criatividade e empenho, motivos do quotidiano ou da sua fé, para que de manhã as ruas estejam prontas para serem admiradas.
A Solenidade do Corpo de Deus é uma iniciativa do Arciprestado de Caminha, que conta com o apoio da Câmara Municipal.
Para além de atribuir um subsídio à Paróquia de Caminha para apoio à festividade, o Município através dos seus trabalhadores está a dar o seu contributo para que os tapetes de flores continuem a ser uma referência.
O dia termina com o Ofício Solene de Vésperas, na Igreja Matriz de Caminha, seguido da Procissão do Corpo de Deus e que conta com a participação de todas as paróquias do Arciprestado de Caminha e que percorrerá as ruas de Caminha e Vilarelho.