Seguir o O MINHO

Futebol

Euro Sub-19 feminino. Seleção arranca qualificação com goleada (6-0) em Fão

Frente ao Azerbaijão

em

Foto: Divulgação / FPF

A seleção portuguesa feminina de futebol de sub-19 arrancou esta quarta-feira a fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2020 com uma goleada sobre o Azerbaijão, por 6-0, em encontro da primeira jornada do Grupo 3.

No Complexo Desportivo de Fão, a avançada Telma Encarnação esteve em evidência, ao anotar um ‘poker’, aos 13, 31, 35 e 64 minutos, tendo os golos de Lara Pintassilgo, aos 20, e de Ana Teles, aos 65, dado maior volume ao resultado.

As pupilas de José Paisana isolaram-se provisoriamente na liderança do agrupamento, com três pontos, e ficam a aguardar pela conclusão da ronda inaugural, ainda hoje, quando a Alemanha, vice-campeã europeia, e a Albânia medirem forças no Estádio Municipal de Fafe.

As duas primeiras classificadas dos 12 grupos, juntamente com as quatro melhores terceiras, apuram-se para a ronda de elite, que antecede a fase final do Europeu feminino, a disputar na Geórgia, entre 21 de julho e 02 de agosto de 2020.

A disparidade entre os dois conjuntos acentuou-se desde cedo, com Telma Encarnação a inaugurar o marcador aos 13 minutos, após canto de Marta Ferreira.

O tento madrugador embalou Portugal para uma exibição tranquila e Lara Pintassilgo tratou de aumentar a distância, aos 20 minutos, correspondendo em plena área azeri a um cruzamento de Bárbara Lopes.

Antes do intervalo, Telma Encarnação coroou a tarde inspirada com mais dois festejos, bisando aos 31 minutos, de livre direto, e fazendo o ‘hat-trick’ aos 35, em nova solicitação de Bárbara Lopes.

A seleção das ‘quinas’ conservou o domínio na etapa complementar e alcançou a meia dúzia de golos com facilidade, graças a dois golos de ‘rajada’ por parte de Telma Encarnação, que assinou o ‘poker’ aos 64, e da recém-entrada Ana Teles, um minuto depois.

Perante um Azerbaijão incapaz de enquadrar qualquer remate à baliza de Carolina Martins, as portuguesas entraram em ritmo de gestão até ao final, tendo em vista os duelos seguintes, com a Albânia, às 16:00 de sábado, em Fafe, e a Alemanha, na terça-feira, às 11:00, em Braga.

Ficha de Jogo

Jogo no Complexo Desportivo de Fão, em Fão.

Azerbaijão – Portugal, 0-6.

Ao intervalo: 0-4.

Marcadores:

0-1, Telma Encarnação, 13 minutos.

0-2, Lara Pintassilgo, 20.

0-3, Telma Encarnação, 31.

0-4, Telma Encarnação, 35.

0-5, Telma Encarnação, 64.

0-6, Ana Teles, 65.

Equipas:

– Azerbaijão: Nargiz Aliyeva, Lamiya Gurbanova, Nigar Mirzaliyeva, Neslihan Bozkaya, Ayse Nur Duran, Beyzanur Aslan, Anna Abulashvili, Chaleen Kloess (Laman Niftaliyeva, 78), Sona Rahimova, Aytaj Nematova (Joshguna Aliyeva, 88) e Dilara Soley Deli (Minara Gozalova, 68)

(Suplentes: Elvira Askarzade, Nigar Ahmadova, Fidan Abdulrahmanova, Joshguna Aliyeva, Minara Gozalova, Zhala Ildirimova e Laman Niftaliyeva).

Treinador: Vugar Asgarli.

– Portugal: Carolina Martins, Mariana Rosa, Daniela Santos, Sofia Silva, Bárbara Lopes, Ana Albuquerque (Beatriz Cameirão, 60), Andreia Jacinto, Telma Encarnação (Luana Marques, 77), Marta Ferreira (Carolina Santana, 70), Lara Pintassilgo (Ana Teles, 59) e Francisca Nazareth (Vera Cid, 76).

(Suplentes: Luísa Pinheiro, Ana Rita Seiça, Beatriz Cameirão, Ana Teles, Inês Barge, Beatriz Tomás Barbosa, Carolina Santana, Luana Marques e Vera Cid).

Treinador: José Paisana.

Árbitra: Tanja Racic (Bósnia e Herzegovina).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Beatriz Cameirão (84) e Laman Niftaliyeva (90+4).

Assistência: cerca de 200 espetadores.

Populares