Soraia Chaves homenageada no Festival de Cinema Jovem de Famalicão

Atriz celebrizou-se no filme “O crime do padre Amaro”
Soraia chaves homenageada no festival de cinema jovem de famalicão

Soraia Chaves vai ser a grande homenageada da 8.ª edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, que se realiza de 21 a 26 de novembro, foi hoje anunciado. A homenagem à atriz portuguesa é um dos pontos altos da sessão de encerramento do certame.

A estreia da atriz na sétima arte aconteceu em 2005, com o papel da protagonista Amélia no filme “O Crime do Padre Amaro”, de Carlos Coelho da Silva. A sua interpretação no filme, que foi um sucesso em Portugal, deu-lhe fama imediata e captou a atenção nacional. Seguiram-se mais de 13 longas-metragens, entre elas, “Call Girl” (2007), que lhe valeu o Prémio de Melhor Atriz nos Globos de Ouro de 2007, e “A Bela e o Paparazzo” (2010) de António-Pedro Vasconcelos, que se revelaram dois sucessos de bilheteira. Mais recentemente, fez parte do elenco de “Linhas de Sangue” (2018), de Manuel Pureza e Sérgio Graciano.

Soraia Chaves tem integrado também o elenco de vários projetos televisivos, como “A Vida Privada de Salazar” (2009), com o qual recebeu o Globo de Ouro para Melhor Atriz em 2009, “3 Mulheres” (2018-2022) onde interpretou o papel da escritora Natália Correia ou “A Generala” (2020), série que protagonizou assumindo a personagem de Maria Luísa Paiva Monteiro, uma mulher que decide desafiar todas as regras, afrontando a sociedade patriarcal nas décadas de 60 a 90, e a luta pela liberdade e pelos direitos e privilégios que, à data, estavam reservados quase exclusivamente aos homens.

“Importa celebrar os nossos maiores talentos. Soraia Chaves é um exemplo feliz de um caso de evolução e consistência. Mais importante, uma atriz em plena atividade, algo que se torna importante realçar. Ao longo destes anos, este festival mantém a coerência de prestar tributo aos atores que estão em atividade e servem como exemplo para os mais novos”, destaca o comissário do festival, Rui Pedro Tendinha. citado em comunicado da autarquia.

Ao longo dos últimos anos, o festival Ymotion, que já carimbou Famalicão como a Capital do Cinema Jovem Português, mantém a sua aposta na valorização do ator no panorama cinematográfico, celebrando os maiores talentos nacionais, prestando-lhes tributo e reconhecimento público pelo seu percurso profissional.

“Para além de estarmos a dar palco a jovens talentos nacionais, através da competição de curtas-metragens e das inúmeras atividades em torno da temática junto das camadas mais jovens, desenvolvidas ao longo do ano, também é dado espaço para homenagear a carreira de grandes atores e atrizes nacionais, como valorização e promoção do talento” sublinha o presidente da Câmara, Mário Passos, também citado no comunicado.

Está em curso o ‘open call’ da competição de curtas-metragens do Ymotion 2022. As inscrições e candidaturas à 8.ª edição do Festival de Cinema Jovem de Famalicão decorrem até ao próximo dia 14 de outubro. A competição contempla prémios pecuniários que vão até aos 2.500 euros.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Empresários do minho satisfeitos com medidas do governo que visam relações diplomáticas

Empresários do Minho satisfeitos com medidas do Governo que visam relações diplomáticas

Próximo Artigo
Portugal "não se pode fechar" à vontade crescente dos franceses de se mudarem

Portugal "não se pode fechar" à vontade crescente dos franceses de se mudarem

Artigos Relacionados