Se as eleições autárquicas fossem este domingo, Ricardo Rio, da coligação “Juntos por Braga”, venceria com maioria absoluta, superiorizando os resultados de 2013 e 2017, de acordo com uma sondagem publicada hoje pela Rádio Universitária do Minho (RUM) e pelo Diário do Minho.
De acordo com a sondagem, realizada pelo Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado, a coligação de direita obteria 55,5% dos votos, o que permitiria o acréscimo de um oitavo vereador ao atual executivo composto por sete. Esse vereador seria ‘conquistado’ à CDU, que perdia a representação na Câmara. Já o PS obteria o pior resultado de sempre, com 23,3% das intenções de voto, mas conseguiria manter os atuais três vereadores.
Destaque ainda para Alexandra Vieira, do Bloco de Esquerda, que consegue ser a terceira força em evidência na intenção de voto dos bracarenses, com 5,3% ultrapassando a mais tradicional CDU, que surge em quarto, com 5,1%.
Em quinto da tabela na intenção de voto dos bracarenses surge o partido Chega, com 2,7% de votos na estreia em eleições. Quanto aos outros estreantes, PAN surge em sexto, com 1,6%, seguindo-se Iniciativa Liberal, com 1,2%, e o Livre, com 0,4%.
Segundo a mesma sondagem, a abstenção poderá ser histórica no concelho, atingindo os 47,7%.