Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Sessão pública sobre o lítio em Viana do Castelo para combater ‘silêncio’ do Governo

Em Freixieiro de Soutelo, com a presença da geóloga Teresa Fontão e de elementos da Associação de Defesa do Património, Corema

em

Foto: Facebook

O lítio e os seus impactes é o mote de uma sessão de esclarecimento que vai decorrer, no próximo sábado, às 21:30, na freguesia de Freixieiro de Soutelo, em Viana do Castelo.

A sessão pública e aberta a todos os interessados conta com a presença da geóloga Teresa Fontão e de elementos da Associação de Defesa do Património, Corema.

Imagem: Divulgação

Os promotores da iniciativa referem que “segundo informação veiculada por multinacionais do setor mineiro, tudo indica que poderemos estar na iminência do começo de um projeto de mineração a céu aberto de lítio, na Serra d’Arga e áreas circundantes”.

Por considerarem que “as instâncias governamentais não têm prestado o devido esclarecimento, informação e consulta da população local, em claro desrespeito pela sua cidadania e insensíveis ao seu bem-estar e qualidade de vida”, avançaram para a realização desta sessão que “pretende esclarecer e alertar a população local para os perigos e impactes que um projeto de mineração desta magnitude poderá ter no ambiente e nas suas vidas”.

Populares