Seguir o O MINHO

Terras de Bouro

Secretário de Estado do Ambiente vem a Terras de Bouro analisar saneamento na Caniçada

Carlos Martins.

em

Foto: DR/Arquivo

O Secretário de Estado do Ambiente Carlos Martins vem, em dezembro, a Terras de Bouro para tratar, com o presidente da Câmara de Terras de Bouro, de problemas que se prendem com a rede de abstecimento de água e com o saneamento.
Aquando da visita, segunda-feira, do ministro do Ambiente, Matos Fernandes a Terras de Bouro, o presidente da Manuel Tibo pediu apoio do Ministério para a conclusão da rede de saneamento no vale do Cávado, já que, – alertou – “há ainda esgotos a serem lançados para o rio Cávado e na albufeira da Caniçada”.

O autarca alertou, ainda, para a necessidade de serem reforçados os sistemas de alerta e de proteção para os visitantes do Gerês que procuram as cascatas e os miradouros.

Na ocasião, solicitou, ainda, que seja aberto um processo de revisão do Plano de Ordenamento da Caniçada, no rio Cávado: “a situação é caótica e perigosa, com excesso de ocupação e de barcos”, disse. Manuel Tibo.

Em resposta, o governante pôs de parte a possibilidade de se vedar o acesso às cascatas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, onde têm ocorrido quedas, algumas com consequências graves: “vamos melhorar os avisos sobre os perigos em que as pessoas incorrem mas não faz sentido proibir o acesso”, disse.

Sobre o Plano de Ordenamento, o ministro revelou que, com a nova lei orgânica do Instituto de Conservação das Natureza e das Florestas, os planos vão passar a programas, cabendo às autarquias a gestão de albufeiras e margens ribeirinhas.

Na ocasião, o ministro e o autarca assinaram dois protocolos, que prevêm um investimento de 830 mil euros para requalificar a ligação entre a estrada que vai das Portas do Parque Nacional, pela Mata de Albergaria, até à fronteira da Portela do Homem.

Anúncio

Terras de Bouro

Prisão preventiva por violência doméstica após fim de namoro no Gerês

Em Terras de Bouro

em

Foto: DR/Arquivo

O Tribunal de Braga aplicou prisão preventiva a um homem de Terras de Bouro suspeito de perseguir e agredir física e psicologicamente a namorada, por esta ter terminado a relação, anunciou hoje a GNR.

Em comunicado, a GNR refere que o homem, de 49 anos, foi detido na terça-feira, pelo Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Braga.

Segundo a GNR, o suspeito “perseguia e agredia física e psicologicamente a sua namorada, de 40 anos, por esta ter terminado uma relação de namoro”.

Na terça-feira, foi cumprido um mandado que culminou na detenção do suspeito.

Presente ao Tribunal de Braga, foi-lhe aplicada prisão preventiva, a mais gravosa das medidas de coação.

Indiciado por violência doméstica, o suspeito foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Braga.

Continuar a ler

Terras de Bouro

Homem fica ferido após despiste de moto 4 na zona do Gerês

Em Carvalheira

em

Foto: O MINHO

Um homem ficou ferido esta segunda-feira após uma queda de moto 4 em Terras de Bouro. O acidente ocorreu quando a vítima seguiu no sentido descendente desde Carvalheira em direção a Chamoim, no lugar de Gradouro, perto das Águas do Fastio, na zona do Gerês.

A vítima não ficou com ferimentos muito graves e foi transportado para o Serviço de Urgência do Hospital Central de Braga.

A vítima recebeu os primeiros socorros logo no local por parte dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro e da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM baseada no Hospital Central de Braga.

O Posto Territorial da GNR de Terras de Bouro registou o acidente.

Continuar a ler

Terras de Bouro

Quatro jovens estrangeiros perdidos resgatados na Serra do Gerês

Três neozelandeses e um cabo-verdiano

em

Foto: O MINHO

Quatro jovens estrangeiros, três neozelandeses e um cabo-verdiano, foram resgatados pela GNR na madrugada de hoje após se terem desorientado na Serra do Gerês, disse à Lusa a GNR de Braga.

Segundo a fonte, cerca das 22:00 de sábado os jovens – três homens e uma mulher – pediram apoio via telemóvel ao posto territorial da GNR de Terras de Bouro, por se terem afastado da trajetória que seguiam e não conseguirem orientar-se.

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

“O posto informou o CDOS [Comando Distrital de Operações de Socorro] de Braga, que ativou a equipa do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, que procedeu ao resgate”, disse.

Conforme explicou a fonte do Comando Territorial de Braga da GNR, os jovens enviaram via ‘Whatsapp’ às autoridades as coordenadas GPS do local onde se encontravam, tendo sido localizados pelo GIPS pelas 01:00 de hoje, num local “bastante distante da estrada”.

Os jovens encontravam-se bem e a operação foi dada como finalizada pelas 04:00 da madrugada.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares