Ave
Secretária de Estado da Cultura de visita a Guimarães
em

A Secretária de Estado da Cultura, Isabel Botelho Leal, vai assistir à estreia de “Grande Cena”, de Jacinto Lucas Pires, com encenação de Marcos Barbosa, a primeira produção de 2016 do Teatro Oficina, em Guimarães, cuja sessão está marcada para esta quinta-feira, às 22h00, no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor, onde a peça permanece em cena até ao próximo domingo.
“Grande Cena” é uma peça sobre atores. Mário e Esmeralda, Sandra e Eduardo, juntam-se para comer e conversar. Dois casais de atores, com histórias, sonhos, linguagens muito diferentes, tentam divertir-se juntos e acabam por revelar-se no processo, sendo possível juntar em cena guacamole, terrorismo, alta literatura, cultura pop, comédia barata, teatro isabelino, amizade, casamento, política, memória, desejo e uma quantidade astronómica de mal-entendidos.
Jacinto Lucas Pires será, este ano, o dramaturgo residente da companhia vimaranense. O Teatro Oficina volta a trabalhar com um autor que tem colaborado com a companhia nos últimos anos. No processo de criação da peça, e antes da sua estreia, o Teatro Oficina tem realizado diversos ensaios em várias freguesias do concelho de Guimarães, num claro convite à comunidade.
A peça será interpretada por Alheli Guerrero, Anabela Faustino, Ivo Alexandre e Marcos Barbosa e conta com cenografia de Ricardo Preto e desenho de luz de Pedro Vieira de Carvalho. Os bilhetes podem ser adquiridos nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor e da Plataforma das Artes e da Criatividade, Lojas Fnac e El Corte Inglés, entidades aderentes da Bilheteira Online, e via online em <www.ccvf.pt> e <oficina.bol.pt>.
Ative as notificações no canto esquerdo do seu ecrã e receba alertas de notícias de Última Hora.*
* disponível para Google Chrome

Leia Também
Vereador de Guimarães candidato à distrital do PS
Mais três feridos em rixa entre vizinhos em Guimarães
Nasce em Guimarães mais uma “brigada verde”
Duas mulheres feridas após agressões em Guimarães
Mulher ferida após cair numa mina, em Guimarães
Folha confiante na conquista de pontos na visita ao Vitória
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Ricardo Costa, de 44 anos, assumiu a candidatura às próximas eleições para a Federação Distrital de Braga do Partido Socialista (PS), atualmente lideradas pelo deputado à Assembleia da República, Joaquim Barreto.
O anúncio foi revelado pelo Jornal de Notícias, que aponta uma “modernização” do partido como mote de candidatura do político vimaranense.
“Assumo a disponibilidade para me candidatar, posicionando o PS novamente como um partido moderno que seja capaz de criar valor para todos os cidadãos”, referiu Ricardo Costa, citado pelo jornal.
Um dos nomes que já manifestou apoio ao futuro candidato é o líder da concelhia de Amares, Afonso Pimenta, que defende “uma renovação a nível federativo” dos socialistas de Braga. O movimento terá apoio de todas as 14 concelhias do distrito.
Desde 2014 que a distrital é liderada por Joaquim Barreto, antigo presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto, que ainda não revelou se será, novamente, candidato.
As eleições devem decorrer entre março e abril de 2020.

Mais três pessoas ficaram com ferimentos, esta manhã, na sequência de agressões entre vizinhos, na freguesia de Costa, concelho de Guimarães, depois de duas mulheres terem sido transportadas para o hospital na tarde de ontem.
De acordo com o Guimarães Digital, desta vez foram dois homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos, a sofrerem ferimentos, depois de nova disputa entre vizinhos que passou ao plano físico.
As agressões de ontem e as de hoje ocorreram no mesmo complexo habitacional daquela freguesia.
As vítimas foram todas transportadas para o Hospital de Guimarães, pelos bombeiros locais, com ferimentos considerados ligeiros.
Famalicão
Famalicão Extreme Gaming com mais de 2 mil visitantes no primeiro dia
Festival de vídeojogos, gaming, eSports e tecnologia tem nos dias de sábado e domingo finais de competições
em

O FEG’19-Famalicão Extreme Gaming recebeu mais de dois mil visitantes no primeiro dia do evento que decorre atédomingo no Lago Discount e Ribeirão, Vila Nova de Famalicão.
O FEG’19 abriu portas esta sexta-feira, com milhares de alunos de diversas escolas do concelho de Famalicão, que no espaço tiveram contacto com influenciadores e participaram nas inúmeras atividades paralelas ao evento, workshop’s, toneios de videojogos, atividades desportivas, visitaram expositores e o Champimóvel, veículo da Fundação Champalimaud que também está nesta edição com exposição itinerante e interativa.
Mário Passos, vereador do desporto do municipio de Famalicão, esteve na abertura do FEG, e apontou a qualidade do evento, o maior do género realizado no norte do país.
“A notoriedade que a iniciativa traz, com um patamar de excelência, permite-nos ir de encontro a uma franja dos jovens que convivem cada vez mais com as novas tecnologias, a realidade virtual e com este setor de atividade que está em amplo crescimento. Para nós município é importante captar este tipo de iniciativas para Famalicão, acompanhado as novas tendências, de um desporto que está em crescimento, e exemplo disso é a profissionalização já existente e crescente nos videojogos”.
O Famalicão Extreme Gaming vai ter este sábado e domingo competições profissionais, com finais dos torneios de eSports promovidos pela Federação Portuguesa de Futebol de FIFA2020 e PES.
“As competições e o nível competitivo que aqui vamos ter ao longo dos três dias dão dimensão ao Famalicão Extreme Gaming, como talvez não tenhamostido nas duas primeiras edições” começou por referir Mariana Machado da organização.
“Conseguimos reunir aquinão só os melhores jogadores e as principais competições nacionais mas trouxemos para esta ediçãoinfluenciadores e o cosplay, que atraem muitos jovens e são imagem de marca destes eventos. Acima de tudoacrescentamos qualidade a um evento que está a crescer e que se vai afirmando entre os melhores realizados em Portugal” referiu.
No espaço, dividido em três pavilhões, há diversas áreas de gaming, experimentação, expositores e espaços lúdicos, como a zona criada pelo Exército Português, que no espaço propõe um conjunto de atividades.
”O Exército está ondeestão os jovens e a nossa proposta aqui é para que eles experimentem em realidade virtual uma viatura decombate, que depois temos também aqui de forma real, para criar-lhes a atratividade necessária para o projeto do Exército Português”, disse o Major General Rui Lopes, diretor de Recursos Humanos, que acompanhou a cerimónia de inauguração.
As atividades vão prosseguir este sábado e domingo, com a expectativa de que mais cinco mil visitantes passam pelo espaço.
EM FOCO
ÚLTIMAS
- Famalicão, com 26 remates e 72% de posse, é derrotado em casa ao minuto 97
- Viana serviu bolo-rei gigante com 230 quilos
- Português sagra-se vice-campeão mundial de Fórmula 2 de motonáutica
- Presidente das Misericórdias alerta para dificuldades que afetam cuidados continuados
- PCP quer proposta de Orçamento do Estado que não desista do país
Vamos Ajudar?
Reportagens da Semana


Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
Quintal da Elisa é um mega-presépio


Em Braga, o Natal é para todos, sobretudo para as famílias
"Braga é Natal"


Simulador quer ajudar a diminuir atropelamentos em Braga e Guimarães
Chancela do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho
Populares
- BragaHá 2 dias
Despista viatura em Braga, tranca portas e sai do local antes de chegar auxílio
- AveHá 1 dia
Carro da GNR despista-se em Vieira do Minho
- BragaHá 2 dias
Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
- FutebolHá 2 dias
Tomás Esteves é o defesa mais jovem a estrear-se no FC Porto em 94 anos