Foi apresentada esta quinta-feira, no Parque da Ponte, a programação do São João de Braga, que este ano contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
De 14 a 24 de junho, as Festas de São João de Braga, irão durar 11 dias que contemplam 251 horas de programação, 148 actividades previstas, 27 concertos e cerca de 10 mil pessoas e mais de 300 entidades envolvidas. O tema das festas remeterá para o imaginário da batalha das flores e do tradicional carro das ervas.
“Queremos apelar para os bracerenses por essa festa, é algo que transfigura nas ruas da cidade. Foi no São João que nasceram grandes instituições, foi palco de grandes iniciativas, origem de vários equipamentos, e portanto, gostaria de que esse esforço seja premiado”, disse Rui Ferreira, presidente da Direção da Associação de Festas de São João.
Nesta edição de 2018, as festas contarão com um programa vasto, dedicado à preservação e perpetuação do seu património e tradições históricas e à inovação, com a introdução de novas iniciativas e grandes concertos com artistas de renome.
Este ano o evento contará com a presença, nos dias 22 e 23 de junho, do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
“Não há nenhuma experiência a nível nacional, no que se refere às festividades populares, que tenha um cunho tão singular como o que vivemos em Braga neste período”, referiu, sublinhando a forte envolvência e ligação dos cidadãos a estes festividades.
Na ocasião foi também lembrado o legado de Henrique Moura, presidente da Comissão de Festas entre 1990 e 1997 que recentemente faleceu.