A empresa de aviação civil Ryanair também entrou na brincadeira em redor de Listenburg, o país imaginário localizado na costa noroeste da Península Ibérica, anunciando a criação de uma base da empresa naquele país que acaba por incluir dentro das fronteiras os distritos de Braga e de Viana do Castelo, para além de grande parte da Galiza e da costa atlântica até Leiria.
“Orgulhosos de anunciar a nova base em Listenburg”, escreveu a Ryanair no Twitter, dando assim ‘gás’ às brincadeiras anteriores cometidas por outras empresas e nomes de relevo, como foi o caso do clube de futebol Toulouse ou da própria organização dos Jogos Olímpicos de Paris (2024), que deu conta da entrada de Listenburg no grupo de seleções participantes.
Proud to be announcing our new base in Listenbourg! pic.twitter.com/fzN0mVHBsL
— Ryanair (@Ryanair) November 3, 2022
O país imaginário é a nova sensação nas redes sociais francesas. Em apenas três dias, o espaço idealizado pelo humorista francês Gaspardo para apoucar o conhecimento geográfico dos norte-americanos passou a ter um hino, uma bandeira e governante próprio – que é o próprio humurista.
O ‘problema’, pelo menos para nós, minhotos, é que tanto Braga como Viana do Castelo passam a integrar o novo território, isto segundo o mapa apresentado pelo comediante onde o novo país, com o mesmo formato geográfico da França, ocupa grande parte da costa marítima atlântica do noroeste peninsular como se sobrepõe à Galiza e ao Minho.
Tudo começou quando Gaspardo decidiu ‘gozar’ com os norte-americanos, a quem habitualmente se atribui um profundo desconhecimento sobre a geografia mundial. “Tenho a certeza que os americanos nem sequer sabem o nome deste país”, escreveu Gaspardo a 30 de outubro, no Twitter, ilustrando o comentário com a tal imagem que mostra o continente europeu ligeiramente alterado, com o ‘novo’ país a verde, apontando-o como já sendo integrante da União Europeia.
Je suis sûr que les américains ne connaissent même pas le nom de ce pays ptdrrr pic.twitter.com/aecSupQdyU
— Gaspardo ☀️ (@gaspardooo) October 30, 2022
O nome Listenburg também foi de improviso. Um seguidor sugeriu, e o ‘meme’ nasceu. Neste momento, a publicação conta com dezenas de milhares de partilhas nas redes sociais. Nos foruns alternativos da internet, como é o caso do Reddit, já existe um tópico dedicado ao novo membro da península ibérica, e onde até já dizem que o novo país tem pista de Fórmula 1, grandes parques, e que, em breve, o país irá lançar a primeira missão espacial à Lua.
Ainda no Twitter, conseguiram descortinar um monarca para governar o país no período da monarquia francesa, indicando que o país atravessou uma guerra entre Listen XV, monarca de Listenburg, e Louis XIV, o “rei sol”, de França.
Vários organismos desportivos juntaram-se à brincadeira, como foi o caso do clube de futebol Toulouse, do famoso comentador de fórmula 1 Julien Febreau, e até a seleção francesa de hóquei em patins quer ver o Listenburg nas competições internacionais. A própria página oficial dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 elaborou um convite ao novo país para que este participe no evento.
De acordo com a Euronews, a piada está a ter tanto sucesso em França porque é do senso comum naquele país que os americanos cometem algumas gafes de geografia, isto porque foram ‘vítimas’, em 2005, da CNN, com a estação a afirmar que as cidades francesas de Estrasburgo e Toulouse pertenciam à Suíça e Alemanha.