Seguir o O MINHO

Guerra na Ucrânia

Russos esgotam passagens de ida para fora do país e fazem manifestações

Guerra

em

Foto: DR / Arquivo

A população russa reagiu negativamente a Vladimir Putin, que anunciou uma mobilização militar parcial. Os voos só de ida para sair da Rússia estão a esgotar, manifestações foram convocadas, e até mesmo no Google Trends as buscas por “como sair da Rússia” dispararam.

O anúncio do presidente russo causou receio na população masculina com idade para o serviço militar. Putin pretende preencher 300 mil posições.

De acordo com a Reuters, as pesquisas por voos através da Aviasales, o site mais popular no país para reservar viagens, aumentaram depois do discurso ealgumas viagens já estão indisponíveis.

Os voos preferenciais são para locais que não exigem visto, como Turquia e Arménia. Viagens para países como Geórgia também esgotaram, e para os Emirados Árabes o preço custa cinco vezes mais que a média.

Algumas horas depois do anúncio os cidadãos russos estão a juntar-se em protestos nas ruas de várias cidades. Segundo a imprensa local, a polícia de Moscovo está a tentar evitar ajuntamentos e algumas pessoas já foram detidas.

Também o Vesna, movimento juvenil anti-guerra e anti-corrupção na Rússia, já convocou manifestações em todo o país às 19:00 de Moscovo (17:00 em Portugal continental).

EM FOCO

Populares