Seguir o O MINHO

Ponte de Lima

Revisão do Plano Diretor Municipal de Ponte de Lima em consulta pública

em

Foto: DR / Arquivo

A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ponte de Lima encontra-se a partir de terça-feira e durante 30 dias em fase de discussão pública, indica um aviso publicado em Diário da República (DR).

De acordo com o aviso publicado, a elaboração daquela revisão, aprovada em reunião camarária, em julho, deverá estar concluída no prazo de 24 meses.

Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara de Ponte de Lima, Victor Mendes (CDS-PP) explicou que aquela revisão tem “como primeira motivação o cumprimento de um imperativo legal, uma vez que a versão em vigor data de abril de 2005″.

O autarca explicou que, além da componente legal, a revisão agora lançada a discussão pública “pretende ir ao encontro de realidade atual do concelho”.

“Em 13 anos há toda uma dinâmica diferente em Ponte de Lima. Desde a atividade económica, de construção de infraestruturas e equipamentos, de acessibilidades e rede viária que era fundamental ajustar à realidade dos nossos dias”, sustentou.

Victor Mendes classificou de “fundamental” a alteração que está em curso por se tratar de um “importante instrumento de gestão do território”, que irá permitir “traçar a estratégia de desenvolvimento do concelho para os próximos dez anos”.

No âmbito da alteração ao PDM, foi também hoje publicado em DR o Regime Extraordinário de Regularização das Atividades Económicas (RERAE) que irá permitir a “regularização de um conjunto significativo de unidades produtivas que não dispõem de título de exploração ou de exercício válido face às condições atuais da atividade, designadamente por motivo de desconformidade com os planos de ordenamento do território vigentes ou com servidões administrativas e restrições de utilidade pública”.

“Com este regime, diversas empresas do setor agrícola, agropecuária, pedreiras e outras unidades industriais podem proceder à regularização das suas atividades”, especificou o autarca Victor Mendes.

Anúncio

Alto Minho

Investimento de mais de 250 mil euros para alargar rede de esgotos em Ponte de Lima

Coletor de saneamento na Estrada Nacional (EN)306, entre as freguesias de Cabaços e Fojo Lobal, e a freguesia de Freixo

em

Foto: Ilustrativa / DR

A Câmara de Ponte de Lima informou hoje que vai assinar, na quarta-feira, pelas 15:00, o auto de consignação da empreitada de alargamento da atual rede de esgotos – Cabaços/Freixo, num investimento estimado de 254.870 mil euros.

Em nota hoje enviada à imprensa, a autarquia liderada por Victor Mendes (CDS/PP), revelou que a empreitada terá início no primeiro trimestre de 2020.

A intervenção “visa a instalação de um coletor de saneamento na Estrada Nacional (EN)306, entre as freguesias de Cabaços e Fojo Lobal, e a freguesia de Freixo”.

A extensão da conduta e ramais, prolonga-se por 4.200 metros, e está integrada num projeto global, que pretende resolver os problemas de saneamento de várias freguesias da margem sul do rio Lima.

Continuar a ler

Alto Minho

Área de Paisagem Protegida das Lagoas, em Ponte de Lima, faz 19 anos

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos

em

Foto: DR / Arquivo

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos vai celebrar, na quinta-feira, 19 anos desde a sua criação, informou hoje a Câmara de Ponte de Lima.

As comemorações começam no dia do aniversário, e prosseguem no sábado com ‘Um Dia Aberto na Quinta de Pentieiros’, com entradas e atividades gratuitas, promovidas pelo Serviço Área Protegida e pelos seus parceiros.

Passeios de pónei e de charrete, visitas guiadas e o circuito de arborismo são algumas das atividades previstas.

No domingo, para assinalar o Dia Internacional das Montanhas, decorrerá um percurso pedestre de Montanha, designado ‘Trilho do Lobo Atlântico’, com oito quilómetros e meio de extensão.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Homem de 77 anos encontrado morto em casa em Ponte de Lima

Moreira do Lima

em

Um homem, de 77 anos, foi encontrado morto em casa, esta sexta-feira, na freguesia de Moreira do Lima, em Ponte de Lima, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

A vítima estaria incontactável há dois dias, o que motivou um alerta dado por familiares para as autoridades. Ao local deslocaram-se militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Ponte de Lima, apoiados pelos Bombeiros de Ponte de Lima.

Foi necessária a abertura de porta da habitação do septuagenário, tendo este sido encontrado, já sem vida, numa das divisões.

Os bombeiros de Ponte de Lima efetuaram transporte da vítima para o Instituto de Medicina Legal de Viana do Castelo.

Fonte das autoridades explicou a O MINHO que, regularmente, se deparam com situações de pessoas que, vivendo sozinhas, acabam por sofrer uma súbita, entrando em paragem cardiorrespiratória, não se sabendo, no entanto, se foi isso que sucedeu nesta ocorrência.

Continuar a ler

Populares