A Câmara Municipal de Vieira do Minho conclui recentemente, um projeto de reabilitação e requalificação dos recursos hídricos da Serra da Cabreira.
A intervenção passou por “garantir o escoamento nas linhas de água, mediante o corte e remoção de material vegetal arbóreo e arbustivo ardido, remoção de sedimentos e outro material nos leitos e pela recuperação da secção de vazão
das passagens hidráulicas e pontões”, segundo nota municipal.
Ainda segundo a mesma fonte, a execução do projeto permitiu intervir em 11 passagens hidráulicas, 5 pontões e 9 açudes e remover sedimentos, plantar espécies arbóreas e arbustivas e construir de 5 micro-açudes.
Este projeto resultou de uma candidatura promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente em parceria com a Câmara Municipal de Vieira do Minho ao Fundo Ambiental que teve por objetivo “a criação e implementação de medidas de proteção aos recursos hídricos danificados pelo incêndio de 15 de outubro de 2017”.